Notícias

Som alto: seis veículos foram multados na Rua da Lama no final de semana

Publicada em 24/09/2018, às 15h32

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Rua da lama
Prefeitura faz fiscalização na Rua da Lama para coibir o som alto

As equipes do Disque-Silêncio multaram, na madrugada do último sábado (22), seis veículos que foram flagrados pelos fiscais com som alto na Rua da Lama, em Jardim da Penha. Cada sanção aos proprietários dos carros é de R$ 6.534,00.

Assim, já são 85 veículos multados cometendo essa infração desde fevereiro, quando entrou em vigor o decreto nº 17.304/2018, que proíbe som alto dos automóveis nas ruas da capital. Além disso, duas multas foram emitidas para um bar localizado na região, totalizando R$ 9.285,00.

Para inibir essas ocorrências, quem for flagrado com carro de som alto na Rua da Lama poderá responder criminalmente e sofrer ação penal com base no artigo 42 da Lei de Contravenções Penais, além das ações administrativas aplicadas pela Gerência de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

Veículos são de outros municípios

Dos seis veículos multados nesse último final de semana, três são da Serra, dois, de Cariacica e 1, de Vila Velha. Na semana passada, sete veículos foram multados (1 de São Paulo, 1 de Cariacica, 1 de Vila Velha e 4 da Serra). A constatação é de que mais de 80% das multas aplicadas são em carros provenientes de outras cidades.

"A nossa fiscalização é permanente na Rua da Lama, onde tem sido comum veículos desrespeitarem a legislação com o som dos veículos muito alto. No entanto, observamos que a maioria dos carros é de outros municípios que acabam vindo para Vitória em busca de lazer e acabam se excedendo no cumprimento da legislação", destacou o chefe do Disque-Silêncio de Vitória, Alexandro Amaral.

Ação conjunta

As ações de fiscalização e combate ao uso de som alto em veículos contam com a participação de fiscais do Disque-Silêncio, agentes da Guarda Civil Municipal e também de fiscais da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), além da Polícia Militar.

Segundo o secretário de Meio Ambiente em execício, Ademir Barbosa Filho, as operações de fiscalização do Disque-Silêncio na Rua da Lama são permanentes e irão continuar, principalmente, nos pontos onde são comuns os abusos de veículos, além de coibir o som alto em residências e bares.

"A multa é bem pesada para o bolso e o infrator ainda pode ter que prestar contas de seus atos na Justiça. Todo munícipe que se sentir incomodado em seu justo repouso pode acionar o Fala Vitória 156. Nossa fiscalização irá até o local e, constatada a infração, usará os rigores que nos compete como agentes fiscalizadores", destacou Ademir.


Voltar ao topo da página