Notícias
Seminário debate educação permanente na atenção básica de saúde em Vitória
Publicada em 12/12/2014, às 10h08 | Atualizada em 12/12/2014, às 10h08
Por Angela Angius, com edição de Matheus Thebaldi

Fortalecer a atenção integral e a educação permanente como estratégias orientadoras do cuidado na saúde foi o objetivo principal do I Seminário Municipal de Educação Permanente na Atenção Básica de Vitória. O evento, que aconteceu na Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus-Vitória), nas últimas quarta (10) e quinta (11), reuniu, aproximadamente 200 profissionais de saúde.
A programação oportunizou a realização de palestras, mesas-redondas e minicursos. A palestra de abertura, proferida pelo médico e vice-presidente da Associação Capixaba de Medicina de Família e Comunidade (ACMFC), Marcello Dalla, abordou o tema central do seminário, a "Atenção Básica como espaço de formação para o cuidado integral".
A mesa "Gestão compartilhada: um novo modo de educar, gerir e cuidar", da qual o prefeito Luciano Rezende e a secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning, participaram, analisou a implicação da gestão compartilhada para as políticas públicas de saúde.
"A política é uma das ferramentas mais importantes que a humanidade criou, pois media conflitos e interesses", disse o prefeito, explicando que, com esse princípio, foi desenvolvida uma forma de trabalhar que se transformou no modelo de gestão compartilhada.
"As notas dadas pela população por SMS, uma das ferramentas da gestão compartilhada, nos ajudam a conhecer onde estamos atendendo bem a população e onde não estamos para que possamos acertar. Vamos deixar a população falar", completou o prefeito.

As experiências desenvolvidas nas várias modalidades de integração ensino-serviço foram debatidas na mesa "Integração ensino, serviço e comunidade: experiências exitosas em Vitória". Participaram da mesa representantes de três segmentos. Ensino foi representado pelos alunos de Enfermagem da Emescam e Ufes Lucas Mattos Pereira Souza e João Paulo Cola, respectivamente, e pela professora do Departamento de Psicologia da Ufes Maristela Dalbello de Araújo.
Nos outros segmentos, comunidade e gestão, estiveram no evento a representante de Maria Ortiz Jaqueline Viana Cardoso Del Pupo e a referência técnica da Etsus Mary Cristina França de Oliveira, respectivamente.
"Formação Técnica Profissional: desafios e perspectivas na implantação no município de Vitória" foi outra mesa, que mostrou o panorama nacional, estadual e municipal da capacitação profissional. Essa programação contou com a presença da representante do Ministério da Saúde Núbia Brelaz Nunes, do chefe do Núcleo de Educação e Formação em Saúde do Estado, Andrey Luís Mozzer, e da diretora da Etsus-Vitória, Regina Diniz.
Outros momentos do seminário foram as apresentações de experiências exitosas da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). É o “Aqui de Faz”, onde os profissionais tiveram a oportunidade de mostrar trabalhos sobre ‘Práticas Integrativas’, ‘Saúde Mental’, ‘Atenção Integral a Pessoa em Situação de Rua’, entre outros.
Os minicursos aconteceram em seis salas da Escola, com temas de atualização em cuidado na atenção básica: “Academia da Saúde”, “Seguimento Farmacoterapêutico”, “Saúde do Homem”, “Sífilis congênita”, “Regulação na Atenção Básica”, entre outros.