Notícias

Seminário capacita servidores para ajudar pacientes a parar de fumar

Publicada em 08/06/2017, às 15h47

Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Seminário fumo
Seminário discutiu ações para ajudar a combater o fumo
Divulgação Semus
Seminário fumo
Valéria Souza destacou o trabalho realizado nas unidades de saúde da capital

Parar de fumar é uma medida muito importante para melhorar a qualidade de vida e evitar doenças. Com o objetivo de capacitar os profissionais para ajudar os pacientes a largar o cigarro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou, nesta quinta-feira (8), um seminário sobre ações de controle e enfrentamento do tabagismo. No evento, também foram discutidas ações para prevenir o fumo no ambiente escolar. 

"O objetivo do seminário é disseminar a política de controle do tabagismo em Vitória e, ao mesmo tempo, atualizar os profissionais de Saúde da capital acerca da prática de atenção às pessoas tabagistas e divulgar experiências dos profissionais do município", disse a chefe de equipe técnica da Saúde do Adulto, Marilene Gonçalves.

O evento contou com a participação de Valéria Souza, do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A palestrante destacou a queda do número de fumantes na cidade, mas que o trabalho tem que ter continuidade.

"O Inca é responsável por fazer o controle nacional de tabagismo. Nesse evento, os convidados mostraram o panorama no Brasil e trouxeram um pouco das informações relativas a Vitória, que mostrou queda no número de fumantes: 7,8%, segundo recente pesquisa. Esse importante dado é uma conquista, mas temos muito que avançar. Foi uma honra ver a experiência das unidades de saúde de Vitória e seu importante trabalho", falou.

Fumantes podem procurar unidades

Todos os fumantes de Vitória que querem se livrar do vício podem procurar a unidade de saúde do seu território durante todo o ano, pois ela está preparada para acolher o usuário e encaminhá-lo para o tratamento, que consiste em atendimento individual, com utilização ou não de medicamento, e também em participação em terapias de grupo.


Voltar ao topo da página