Notícias

Semana Santa: paneleiras de Goiabeiras recebem encomendas para torta capixaba

Publicada em 10/04/2019, às 08h00

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Flávio Almeida
Galpão das Paneleiras
Profissionais que atuam no Galpão das Paneleiras já estão recebendo encomendas para produção da torta capixaba

As paneleiras de Goiabeiras estão aceitando encomendas da torta capixaba. Os moradores e turistas interessados em pedir o tradicional prato da culinária capixaba para a Semana Santa podem ir diretamente ao Galpão das Paneleiras, que fica em Goiabeiras, ou ligar para o telefone (27) 3327-0519.

No galpão ou pelo telefone, é possível saber o preço da iguaria, que poderá ser encomendada na porção para duas, quatro ou oito pessoas, se inclui a panela de barro e escolher a paneleira para a produção do prato.

"A torta será feita por nós, paneleiras, com muito carinho e estará muito saborosa", disse a presidente da Associação das Paneleiras de Goiabeiras, Berenícia Correa Nascimento.

Referência

"Os turistas terão a oportunidade de descobrir a cultura capixaba e conhecer a centenária arte da criação das panelas de barro, uma das principais referências de Vitória, em especial durante a Semana Santa, além de comprar a verdadeira panela de barro com a torta capixaba", disse o presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória, Leonardo Krohling.

Ícones

A panela de barro de Goiabeiras, a torta e a moqueca capixabas são ícones da identidade local. O ofício das paneleiras foi reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro, registrado em 2000 no Livro dos Saberes, do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan).

Onde fica
Galpão das Paneleiras
Rua Leopoldo Gomes Salles, 55, Goiabeiras
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8h às 18h30, e aos domingos, das 8h às 15h.
Mais informações: (27) 3327-0519

História

As paneleiras receberam também o título de Indicação Geográfica (IG), reconhecido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Isso aconteceu porque o trabalho que desenvolvem tem raízes na localidade e o produto tem utilidade, arte e cultura.

A modelagem das panelas é feita manualmente. A parede da panela é levantada por meio do uso de roletes ou escavada na "bola" de argila, quando é "puxada". São utilizados os movimentos das mãos, tanto circulares como verticais, arredondando e definindo o formato da peça com a ajuda de ferramentas rudimentares, como pedras lisas, cascas de coco e objetos similares.

É o mesmo procedimento utilizado pelos povos indígenas que habitaram Vitória há mais de 400 anos.

Matéria relacionada

Ilha das Caieiras: Festival da Torta Capixaba trará delícias da culinária


Voltar ao topo da página