Notícias

Semana do Surdo: alunos participam de atividades na Escola da Biologia

Publicada em 23/09/2015, às 14h00

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Maxuel Rodrigues


André Sobral
Semana do surdo" na rede Municipal de ensino de Vitória
Escola de Ciência - Biologia e História recebeu programação da Semana do Surdo
André Sobral
Semana do Surdo" na rede municipal de ensino de Vitória
Apresentação contou com experimentos científicos encenados por alunos surdos

Cinquenta pessoas na plateia e três "mágicos mirins" no palco fazendo experimentos científicos e explicando cada reação verificada nos tubos de ensaio. Seria uma cena perfeitamente normal numa apresentação escolar se os três pequenos mágicos não fossem surdos.

E que, por sua vez, poderia não dar tão certo assim se não fosse a Política de Educação Bilíngue da Secretaria Municipal de Educação (Seme), que, dentre outras determinações, prevê o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para todos os alunos e profissionais da unidade de ensino em que haja ao menos um surdo matriculado.

O que se viu na manhã desta quarta-feira (23) foi uma contagiante empolgação de alunos surdos e ouvintes, curiosos e ávidos por conhecimento na Escola da Ciência – Biologia e História, durante o terceiro dia de atividades da Semana do Surdo da rede municipal de ensino.

Três alunos surdos se mostraram extremamente surpresos e impressionados ao identificar nos aquários de água marinha o peixe-palhaço e Blue Tang, que até hoje fazem sucesso nas telonas como Nemo e Dory.

A reportagem até tentou estabelecer um diálogo com Helena Vitória Oliveira Costa, Maria Eduarda Sarti Sena e Cayã Lyra Costa, de 7 anos, que também atuaram como “mágicos” na apresentação do projeto “Pequenos Cientistas”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Suzete Cuendet. Mas a felicidade dos pequenos era tanta que o melhor a fazer era apreciá-los na nova descoberta.

André Sobral
Semana do Surdo" na rede municipal de ensino de Vitória
Helena Vitória Oliveira Costa, Maria Eduarda Sarti Sena e Cayã Lyra Costa ficaram encantados com o aquário de águas marinhas
André Sobral
Semana do Surdo" na rede municipal de ensino de Vitória
Atividade reuniu alunos e professores e levou muita animação e conhecimentos para a Escola de Ciência - Biologia e História

Aprendizado

"Procuro levar meus alunos para lugares fora da escola, para que a aula tenha mais representação visual do que teórica. Fomos, por exemplo, ao supermercado e aprendemos os sinais dos alimentos ao tocar os produtos e embalagens. Esta semana é importante porque é quando podemos unir os nossos alunos surdos com seus pares para que as aulas possam ser realizadas fora da escola", explicou a professora de Libras da Emef Suzete Cuendet, Cristiane Oliveira, que também é surda.

"Vou ao Planetário com frequência e sempre aprendo algo diferente. Gosto muito de observar as estrelas, os astros, a lua, os planetas e tenho estudado muito sobre isso. O atendimento ao surdo no Planetário é muito bom e saio de lá sempre satisfeito e com todas as dúvidas sanadas", disse Davi Schimidt, 13 anos, surdo, aluno da Emef Juscelino Kubitschek.

Programação

Até o momento, os alunos surdos da rede já estiveram no Planetário de Vitória, na Escola da Ciência – Física e Escola da Ciência – Biologia e História. Nesta quinta-feira (24), eles irão à Praça da Ciência, onde vão participar da oficina “Qual é o maior” e da contação de história com o professor de Libras Alberto Leite, que também é surdo.

Já a sexta-feira (25) foi reservada para as apresentações culturais sobre a Semana do Surdo das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Maria José Costa Moraes, Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo, Suzete Cuendet, Izaura Marques da Silva e Juscelino Kubitschek.

Diretrizes

A Secretaria Municipal de Educação implantou na rede de ensino de Vitória, em 2008, a Política de Educação Bilíngue para os alunos surdos. Atualmente, sete escolas municipais possuem uma equipe de 16 professores bilíngues, 21 tradutores, 12 professores de Libras e cinco instrutores de Libras (esses dois últimos cargos são preenchidos por profissionais surdos) para atender 45 estudantes surdos.

André Sobral
Semana do Surdo" na rede municipal de ensino de Vitória
Davi Schimidt elogiou o atendimento prestado aos surdos no Planetário de Vitória
André Sobral
Semana do Surdo" na rede municipal de ensino de Vitória
Professora Cristiane Oliveira segura um caranguejo e ressalta a importância das atividades da Semana do Surdo

Voltar ao topo da página