Notícias

Segurança: 160 câmeras monitoram ocorrências e trânsito na capital

Publicada em 17/05/2017, às 12h22

Por Vinícius Yungtay, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Vídeo Monitoramento
Câmeras de videomonitoramento da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) funcionam 24 horas por dia

Distribuídas por todas as regiões da cidade, as câmeras de videomonitoramento da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) funcionam 24 horas por dia e são responsáveis por diversas prisões realizadas pela Guarda Civil Municipal e pela Polícia Militar.

Atualmente, são 160 equipamentos dispostos em 50 bairros, e mais 120 câmeras fixas estão sendo instaladas nos bairros que possuem parquímetros do estacionamento rotativo.

As câmeras são operadas por agentes de proteção comunitária e agentes de trânsito, que acionam as forças de segurança imediatamente sempre que é detectada alguma atividade ilícita ou uma ação suspeita. A ferramenta é de extrema importância para as ações de segurança, seja no flagrante de furtos e roubos ou no acompanhamento de ocorrências em andamento. Além da prisão de criminosos, carros roubados também são recuperados com a ajuda dessa tecnologia.

Integração

As câmeras da Central de Videomonitoramento auxiliam na gestão do tráfego, em investigações criminais e no acompanhamento em tempo real de situações suspeitas e ocorrências policiais. Toda a atividade é integrada com o Ciodes, do Governo do Estado, fazendo com que as informações e a comunicação entre a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal sejam instanâneas.

Provas

Diego Alves
Câmera de Vídeo Monitoramento
Câmeras da Central de Videomonitoramento auxiliam na gestão do tráfego e em investigações criminais

As imagens registradas podem servir ainda de prova para processos criminais e ajudam a Polícia Civil a desvendar casos pendentes. De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, as câmeras também são instrumentos que ajudaram na redução dos índices de criminalidade na capital.

Diversificação

Novas câmeras de videomonitoramento foram instaladas em bairros que antes não contavam com o serviço de vigilância, como as regiões de São Pedro e Santo Antônio, que receberam 13 equipamentos, distribuídos nos bairros Grande Vitória, Santa Martha, São Pedro, Santo Antônio, Ilha das Caieiras, Inhanguetá, Nova Palestina e Tabuazeiro, além do Morro do Moscoso.

Os locais e os bairros que receberam novas câmeras de videomonitoramento foram escolhidos de acordo com os dados do "Mapa do Crime", do Governo do Estado, após debate em conjunto com outros órgãos de segurança, como a Polícia Civil (PC) e a Polícia Militar (PM). A definição dos pontos também levou em consideração as análises das associações de moradores. Agora, todas as macrorregiões de Vitória já estão sendo atendidas pelas câmeras.

Utilidade pública

Um dos serviços prestados pelos operadores da Central de Videomonitoramento é identificar pontos viciados de lixo e acionar os setores responsáveis pela limpeza da Prefeitura para a retirada. Semáforos apagados e postes sem luz também são verificados, além de troncos de arvores caídas e pedidos de podas.

Os operadores também verificam acidentes de trânsito e retenções, acionando imediatamente os agentes de trânsito para desobstrução do local, liberando rapidamente o fluxo de veículos.


Voltar ao topo da página