Notícias

Saúde faz busca ativa para a vacinação contra a gripe: vagas estão disponíveis

Publicada em 22/05/2018, às 13h23 | Atualizada em 22/05/2018, às 13h23

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Vacinação Gripe
Procura pela imunização contra a gripe tem diminuído nas unidades de saúde de Vitória

A dez dias do fim da campanha de vacinação contra a gripe, a procura pela imunização tem diminuído nas unidades de saúde de Vitória. Para atingir a meta estabelecida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) -  de vacinar 98,8 mil pessoas do grupo prioritário -, agentes comunitários de saúde estão realizando uma busca ativa em todas as regiões da cidade.

As visitas domiciliares já são realizadas diariamente e têm como finalidade acompanhar as condições de saúde das famílias e dos indivíduos que estão cadastrados nas unidades.

A Semus conta, atualmente, com 76.425 pessoas cadastradas na rede municipal de saúde que são consideradas prioritárias para visita domiciliar, como gestantes, recém-nascidos, crianças com menos de 5 anos de idade, pessoas com doenças crônicas e acamados ou domiciliados.

Para a coordenadora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Tatiane Comerio, por meio da busca ativa, é possível alcançar aquela população do grupo prioritário que ainda não está vacinada.

"Os agentes comunitários de saúde aproveitam a visita para falar da campanha de vacinação. Nas visitas, é verificado se há algum morador do grupo prioritário que ainda não recebeu a vacina e ele é orientado a procurar uma das salas de vacinação para fazer a imunização", disse.

Campanha

A campanha de vacinação contra a gripe acontece até 1º de junho. Até o momento, foram vacinadas em Vitória cerca de 74,3 mil e ainda há vagas disponíveis para todos os grupos prioritários e em todas as US. As pessoas devem fazer o agendamento online para garantir a imunização. 

Gripe

O vírus Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar a complicações graves e ao óbito. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.

A vacinação é uma importante forma de prevenção, mas alguns cuidados básicos ajudam a defender o organismo de gripes e resfriados nas épocas mais frias do ano.

"No ambiente de trabalho ou em locais onde as pessoas passam muito tempo juntas, lavar as mãos deve ser uma prática constante. Algumas pequenas mudanças na rotina podem colaborar para a saúde de sua família e das pessoas com quem convivem diariamente", concluiu. 


Voltar ao topo da página