Notícias

Saúde faz bloqueio de mosquitos em caixas d' água no Bairro da Penha

Publicada em 18/08/2017, às 15h42

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Caixa d
Agentes de combate a endemias vistoriaram caixas d´água em imóveis do Bairro da Penha

Uma ação realizada pela equipe de combate a endemias do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), no Bairro da Penha, na manhã desta sexta-feira (18), identificou 15 caixas d' água sem tampas e algumas com focos de mosquitos. Na intervenção, elas foram tratadas com larvicida e cobertas com tela de proteção, a fim de evitar novas proliferações de insetos.

O CVSA realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos, priorizando o combate às formas larvárias, em especial por meio da visita aos imóveis, realizada pelos agentes de endemias em, pelo menos, quatro ciclos.

Ainda são realizadas vistorias de rotina, a cada 15 dias, em pontos considerados estratégicos. São locais onde se concentra um grande número de criadouros em potencial, como floriculturas, oficinas e ferros-velhos. As visitas são para controle da proliferação dos mosquitos por meio do tratamento larvário e aplicação de inseticida perifocal.

Checklist

O diretor do CVSA, Rogério Almeida, pede a colaboração da população para utilizar o checklist e ajudar a acabar com o mosquito Aedes aegypti. "Precisamos que a população nos ajude nessa causa. Se cada um fizer o básico, como descarte correto do lixo, tampar depósitos de água, limpar com buchas as laterais e eliminar os pratos dos vasos de planta, já nos ajuda muito no combate ao mosquito".

O checkList também esta disponível no aplicativo Vitória Online, no acesso “Combate à dengue”, no qual o munícipe poderá escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência. Após sete dias, o aplicativo lembrará ao cidadão de refazer a conferência, caso tenha se esquecido.

Ações de combate

O CVSA também realiza aplicação espacial e focal em Ultra Baixo Volume (UBV), método conhecido como fumacê, cujo itinerário é preparado para atender os bairros considerados prioritários, com base na maior incidência de casos das doenças e avaliação das 442 armadilhas instaladas na cidade.

Como o mosquito da dengue tem hábitos domésticos e se prolifera, na maioria das vezes, dentro das residências, os moradores também podem ajudar a prevenir a dengue. Basta adotar hábitos como desentupir as calhas, tampar caixas d’água, telar ralos e secar os vasinhos de plantas.


Voltar ao topo da página