Notícias

Saúde abre processo seletivo interno para preceptores do PET-Saúde

Publicada em 15/04/2024, às 13h05 | Atualizada em 15/04/2024, às 14h41

Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Marcos Salles
Escola de Saúde - Escola Técnica de Formação Profissional de Saúde

A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus), por meio da Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde - Etsus, está com Processo Seletivo interno para preceptores do PET-Saúde: "Equidade" - 2024 a 2026.

Podem  participar do processo seletivo profissionais de saúde de nível superior, vinculados aos serviços da Secretaria de Saúde de Vitória, envolvidos em atividades de integração ensino-serviço-comunidade, onde o projeto aprovado será desenvolvido e que atendam aos requisitos previstos no documento que rege o Processo Seletivo, disponível na Rede Bem Estar. 

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 17 de abril (segunda-feira) por meio de formulário Forms Office disponível aqui. É preciso anexar os documentos obrigatórios solicitados no processo seletivo e outros comprobatórios para fins de avaliação e classificação. 

Projeto aprovado junto ao Ministério da Saúde

Foram selecionados 150 projetos das cinco regiões do Brasil, com o foco no tema "Equidade. O projeto elaborado por profissisonais da Semus/Etsus- Vitória e docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) alcançou o 7º lugar na classificação geral, intitulado "Formação em Saúde e Integração Ensino-Serviço-Comunidade sob a Perspectiva das Políticas Públicas de Diversidade e Equidade no Sistema Único de Saúde". 

Foram também aprovados cinco grupos tutoriais que desenvolverão as ações do projeto em serviços e setores da rede Semus. Ao todo,  serão envolvidos 40 estudantes, 10 docentes/tutores e um orientador da Ufes e 10 preceptores da Semus. Além de três profissionais da Etsus-Vitória da equipe de Coordenação do Projeto. 

Nesta 11ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) concorreram projetos que contribuem para formação de futuros profissionais e para a criação e ampliação das condições necessárias ao exercício da valorização dos trabalhadores e futuros trabalhadores no âmbito do SUS, em conformidade com o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras no SUS

A iniciativa é uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, coordenada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES).

"O projeto da Semus/Etsus-Vitória e Ufes contempla o desenvolvimento de estratégias que contribuam para o desenvolvimento de competências e habilidades para a promoção da equidade de gênero, raça, cor, etnia e pessoas com deficiência no SUS, bem como o acolhimento e valorização das trabalhadoras e trabalhadores e futuras trabalhadoras e trabalhadores no SUS", afirma Josenan Alcântara, diretora da Etsus-Vitória.


Voltar ao topo da página