Notícias

Sábado (12) é dia de comemorar 420 anos de Congada na Fonte Grande

Publicada em 09/12/2015, às 16h48 | Atualizada em 09/12/2015, às 16h49

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Samira Gasparini
Banda de Congo Amores da Lua

O Congo é uma das expressões culturais mais importantes do Espírito Santo. A música, a dança, com uma coreografia própria, e o caráter participativo dos cortejos, que contam com a interação do público, refletem uma das mais tradicionais manifestações da cultura popular local e uma das mais importantes contribuições da cultura negra para o Estado.

Para celebrar o ritmo tipicamente capixaba, acontece neste sábado (12), a partir das 16 horas, na Escadaria Ranulpho Gianordo, na Fonte Grande, uma festa em comemoração aos 420 anos de Congada, com a participação da banda de Congo do Centro Histórico de Vitória.

Prêmio

A festa também será palco do X Prêmio Bienal São Benedito, além do relançamento do DVD Fonte de Folia Ao Vivo. Celebrar e homenagear a cultura negra. Este é o objetivo do Prêmio São Benedito, que em 2015 chega a sua décima edição. A honraria é entregue a personalidades e instituições que promovem e divulgam a arte e cultura afrodescendente no Espirito Santo.

DVD

O DVD “Fonte da Folia ao Vivo”, aborda 420 anos da cultura afrodescendente, através da tradição musical do Morro da Fonte Grande/Piedade, passando por diversos gêneros, como o congado e o samba produzidos na cidade de Vitória.

Gravado em 2005, no Teatro do Sesi, durante a apresentação do espetáculo Fonte de Folia, o DVD conta com a participação de Mestre Mario Ramos (primeiro compositor de samba-enredo de Vitória) e Aloízio Abreu, o Mestre Paru, primeiro mestre de bateria do Espírito Santo.

As vendas do DVD “Fonte da Folia ao Vivo” serão revertidas para os preparativos da Festa de São Benedito de 2015, que acontece no dia 27 de dezembro, com a procissão de São Benedito pelas ruas do Centro Histórico de Vitória ES, com concentração na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a partir das 17 horas.

A organização do evento é da Banda de Congo Vira Mundo, do Morro da Fonte Grande, com apoio da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Serviço

Festa dos 420 Anos de Congada
Quando: dia 12 (sábado), a partir das 17 horas
Onde: Escadaria Ranulpho Gianordo, Fonte Grande, Centro


Voltar ao topo da página