Notícias

Rua das Palmeiras liberada para tráfego com conclusão de obras de macrodrenagem

Publicada em 24/10/2014, às 17h48

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Obra na Rua das Palmeiras
Galeria dupla foi construída na rua das Palmeiras, em Itararé

Mais uma etapa das obras de macrodrenagem de Maruípe foi concluída nesta sexta-feira (24). Os trabalhos na rua das Palmeiras, em Itararé, foram finalizados, liberando a via para o tráfego de veículos e pessoas.

A construção da calçada cidadã e da ciclovia estão em fase final. Nesse trecho, foi instalada uma galeria dupla, em células pré-moldadas, com dimensões de 7,0 x 1,5 metros, entre a rua Marins Alvarino e a avenida Leitão da Silva.

Na frente de trabalho na avenida Maruípe, faltam 120 metros de um total de 480 metros projetados. A galeria é formada de células pré-moldadas em concreto, com dimensões de 2 x 1,50 metros, entre as ruas José Leão Borges e João Jantorno. As obras estão acontecendo em trechos curtos, minimizando os eventuais transtornos que intervenções desse porte causam a moradores e comerciantes.

Reservatório

André Sobral
Reservatório Horto de Maruípe
Reservatório no Horto de Maruípe tem capacidade para acumular até 20 milhões de litros de água das chuvas

As obras do reservatório de contenção de águas das chuvas construído no Horto de Maruípe serão concluídas antes do período chuvoso do verão. O reservatório subterrâneo atende a maior bacia de drenagem da capital, a Cândido Portinari (20% do território da ilha de Vitória), que reúne 17 bairros e 77 mil moradores.

A estrutura tem capacidade para acumular até 20 milhões de litros de água das chuvas e faz parte de um sistema composto por outros dois reservatórios (Maruípe e Itararé), com mais 10 milhões de litros de reserva, galerias e uma estação de bombeamento. Quando a chuva diminui, a água acumulada é bombeada para as galerias.

As obras estão em andamento e complementam a primeira etapa da macrodrenagem da Grande Maruípe, na qual foi construída a maior estação de bombeamento de águas pluviais da América Latina, a Dr. Antônio Ferreira da Silva Pinto, no bairro Santa Luíza, com capacidade para bombear até 33,8 metros cúbicos de águas das chuvas por segundo.

Concluído, esse novo sistema tem como finalidade garantir que, mesmo em situações de fortes chuvas em curtos períodos de tempo, as redes de drenagem de 17 bairros sejam capazes de receber grande quantidade de água, permitindo o escoamento gradativo, minimizando, assim, os riscos de alagamentos.

Os bairros que serão atendidos são: Barro Vermelho, Bonfim, Consolação, Bairro da Penha, Bairro de Lourdes, Fradinhos, Gurigica, Itararé, Joana D'Arc, Maruípe, Praia do Canto, Santa Lúcia, Santa Luíza, Santos Dumont, São Benedito, São Cristóvão e Tabuazeiro.

Obras concluídas

Foram duplicadas galerias nas ruas Gilberto Varejão Dias, Cândido Portinari e José Faria, que somam 334 metros. Com a obra, a Prefeitura duplicou a capacidade de escoamento dessas galerias, valorizando as ruas do ponto de vista urbanístico.

Galerias novas

  • 150 metros – Rua Frederico Gomes, em Itararé;
  • 130 metros – Rua das Palmeiras, em Itararé (trecho entre as ruas Frederico Gomes e Daniel Abreu Machado);
  • 900 metros – Avenida Maruípe, em Maruípe (trecho entre o Horto de Maruípe e a rua José Leão Borges);
  • 250 metros – Rua Marins Alvarino, em Itararé;
  • 50 m - Av. Leitão da Silva (trecho entre as ruas Dr. Arlindo Sodré e Gilberto Varejão)
  • 400 m - Rua José Luiz de Matos
  • 200 m - Rua das Palmeiras (trecho entre a rua Daniel Abreu Machado e a avenida Leitão da Silva)
  • 100 m - Rua das Palmeiras (trecho entre a rua Daniel Abreu Machado e a Avenida Leitão da Silva)

Obra em execução

  • Automação do reservatório de contenção subterrâneo no Horto de Maruípe
  • 480 m - avenida Maruípe (trecho entre as ruas José Leão Borges e João Jantorno)

Obras a concluir

  • 50 m - Avenida Leitão da Silva (trecho entre as ruas Dr. Arlindo Sodré e Gilberto Varejão). 

Voltar ao topo da página