Notícias

Rodas de conversa e atividades físicas marcam Dia Mundial do Diabetes

Publicada em 14/11/2018, às 12h29 | Atualizada em 14/11/2018, às 13h03

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Dia Mundial do Diabetes
Pacientes receberam orientações sobre como o diabetes pode afetar a saúde bucal durante roda de conversa na US Resistência
André Sobral
Dia Mundial do Diabetes
"Eu tomo todos os remédios e não sinto nada, levo uma vida normal", disse Francisca Alvarenga de Souza

No Dia Mundial do Diabetes, nesta quarta-feira (14), as Unidades de Saúde de Resistência e Andorinhas prepararam diversas atividades para chamar a atenção dos seus pacientes.

Em Andorinhas, a educadora física Neuma dos Santos Moura preparou exercícios físicos para quem foi prestigiar a ação. Além disso, acadêmicos do curso de Nutrição da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) tiraram dúvidas e deram dicas sobre alimentos mais saudáveis e como observar rótulos de alimentos e sucos industrializados.

Em Resistência, a assistente social Zilma Ferreira da Conceição e os acadêmicos do curso de Odontologia da Ufes orientaram um grupo de pessoas com diabetes sobre a doença e como ela pode afetar a saúde bucal.

Dona Francisca Alvarenga de Souza, de 76 anos, participou da ação em Resistência e contou que descobriu que tinha diabetes aos 50 anos, quando o médico pediu uma bateria de exames. "Eu tomo todos os remédios e não sinto nada, levo uma vida normal".

Já João Alves Teixeira, de 69 anos, acha muito difícil controlar a doença. "Não é fácil ficar longe das comidas das quais você gosta, como doces e refrigerantes. Fazer a dieta que os médicos e enfermeiros pedem é difícil porque é muita coisa pra deixar de comer".

Data

O Dia Mundial do Diabetes é uma campanha global instituída pelas Nações Unidas em 2006. A data do evento é o aniversário do canadense Frederick Banting, descobridor - juntamente com Charles Best - da aplicação de insulina, em 1921.

Em todo o planeta, o número de pessoas com diabetes vem crescendo a cada ano. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que em torno de 422 milhões de adultos estão com diabetes no mundo e que este número pode aumentar para 642 milhões até 2040.

Segundo os especialistas, isso vem acontecendo devido ao estilo de vida adotado por cada vez mais pessoas no mundo: uma vida sedentária e com alimentos industrializados, pouco saudáveis.

Este ano, o tema da campanha é "A Família", ressaltando como o núcleo familiar pode contribuir no cuidado e na prevenção da doença, uma vez que 90% das pessoas que desenvolvem a diabetes têm hábitos não saudáveis de vida.

Divulgação Semus
Dia Mundial do Diabetes
Pessoas participaram de atividades físicas no Dia Mundial do Diabetes na US Andorinhas
Divulgação Semus
Dia Mundial do Diabetes
Pacientes receberam dicas sobre alimentos mais saudáveis e como observar rótulos de alimentos e sucos industrializados

Voltar ao topo da página