Notícias

Representantes de Sevilha se despedem de Vitória neste sábado (5)

Publicada em 05/05/2018, às 10h51 | Atualizada em 07/05/2018, às 12h59

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Representantes da cidade de Sevilha em visita à Vitória
Representantes de Sevilha visitam o Galpão das Paneleiras, em Goiabeiras, e acompanham a fabricação artesanal das panelas de barro
Leonardo Silveira
Representantes da cidade de Sevilha em visita à Vitória
A delegação espanhola conhece o trabalho da Escola da Vida, espaço de atendimento às pessoas em situação de rua na capital

Neste sábado (5), depois de quatro dias conhecendo os principais programas de inovação e desenvolvimento sustentável de Vitória, os representantes do Programa Europeu de Cooperação Urbana Internacional (IUC), de Sevilha, na Espanha, despedem-se da capital levando muitas ideias que podem ser aplicadas em sua cidade.

Os intercambistas encantados com as belezas naturais do município e ficaram admirados com as panelas de barro e o trabalho das paneleiras de Goiabeiras, que conheceram na noite desta sexta-feira (4).

"O estilo de vida saudável e alegre dos moradores foi o que mais me chamou a atenção em Vitória. Fiquei impressionado com a quantidade de pessoas caminhando no calçadão da praia, praticando de esportes ao ar livre e convivendo em família", disse Daniel Escacena, representanre do governo regional da Andalucia. Segundo ele, em Sevilha também há o serviço de aluguel de bicilcetas. "Mas é mais voltado para o trabalho. O uso para o passeio em família é muito interessante", disse.

Escola da Vida

Na sexta-feira, a delegação conheceu a Escola da Vida e foi apresentada a alguns assistidos em fase de superação da situação de rua. Um dos momentos mais marcantes foi quando os visitantes ganharam exemplares do livro O Grito, do poeta Roberto Reis, também assistido da Escola da Vida. A secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling, explicou toda a rede socioassistencial mantida pela Prefeitura de Vitória.

"Me encanta esse trabalho com pessoas em situação de rua. Também temos pessoas que optam por morar nas ruas devido a problemas de dependência de drogas e transtornos mentais", disse a diretora-geral de Economia e Comércio do Programa Internacional de Cooperação Urbana da União Europeia, Esperanza Gomes.

Ao final do roteiro, a representante da administração de Sevilha Margarida Valle concluiu: "Temos muitos pontos de interesse em comum e essa experiência de intercâmbio foi muito boa". Sobre a cidade de Vitória, ela disse que ficou impressionada com a beleza natural e urbanística. "A vista do Mirante da Fonte Grande é estupenda. Aqui é o paraíso", disse.

Os programas desenvolvidos no município e a beleza da cidade também impressionaram a assessora de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Municípios, Tatiane de Jesus. "Muitas pessoas falam que Vitória é linda. Mas, nessa minha primeira visita, achei muito mais linda do que eu esperava", disse.

Parceria

O início da parceria entre as duas cidades começou em outubro de 2017, quando a União Europeia selecionou Vitória para participar do Programa Europeu de Cooperação Urbana Internacional (IUC).

A comitiva de Sevilha veio a Vitória para a etapa inicial do Programa Internacional de Cooperação Urbana da União Europeia (IUC), que trata-se de um intercâmbio entre as duas cidades para compartilhamento de experiências e construção conjunta de um plano de ações positivas de sustentabilidade.

Por meio de um acordo de parceria, a capital se compromete a cooperar intensivamente com Sevilha por, pelo menos, 18 meses; compartilhar atualizações sobre seu progresso; e desenvolver um plano de ação local de desenvolvimento urbano sustentável sobre a prioridade de troca de conhecimentos.

Além de Vitória, também foram escolhidas pela IUC para intercâmbio com outras cidades europeias, as cidades de Belo Horizonte (MG), Araripina (PE), Benedito Novo (SC), São Leopoldo (RS) e o Consórcio Grande ABC (SP).


Voltar ao topo da página