Notícias

Quatro parques municipais serão reabertos ao público nesta sexta

Publicada em 23/03/2017, às 18h47 | Atualizada em 23/03/2017, às 19h06

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Ação Maio Amarelo no Parque da Fazendinha
Parque da Fazendinha funciona de terça a domingo, das 7 às 18 horas
Carlos Antolini
Parque Pedra da Cebola
Parque Pedra da Cebola funciona de terça a domingo, das 5 às 22 horas

Quatro parques de Vitória vão reabrir as portas para os visitantes nesta sexta-feira (24). A decisão foi tomada após reunião entre as secretarias municipais de Meio Ambiente (Semmam) e Saúde (Semus), considerando que, em Vitória, a vacinação já alcançou 88,5% de cobertura até esta quinta (23), o que corresponde a 294.714 pessoas vacinadas. 

Voltam a funcionar normalmente - todos os dias da semana, cada um seguindo o seu horário - os parques Fazendinha, Pedra da Cebola, Horto de Maruípe e Barão de Monjardim, que estavam fechados preventivamente por conta da confirmação do vírus da febre amarela silvestre em um macaco no dia 24 de fevereiro. Da mesma forma, o Parque Botânico da Vale também será reaberto. 

Monitoramento

O subsecretário de Qualidade Ambiental e Bem-Estar Animal, Ademir Barbosa Filho, ressaltou que os parques serão vistoriados permanentemente, além de receber controle biológico e monitoramento de larvas e mosquitos. 

A secretária municipal de Saúde, Cátia Cristina Vieira Lisboa, destacou a importância de os frequentadores dos parques estarem vacinados contra a febre amarela, respeitando o tempo de ação da vacina, que surte efeito 10 dias após a imunização. Pessoas não vacinadas ou que tomaram a vacina há menos de 10 dias devem, por precaução, utilizar o repelente.

Demais parques

O gerente de Controle e Monitoramento de Ecossistema, Marco Bravo, explicou que os outros parques urbanos de Vitória serão reabertos quando houver um percentual maior de vacinação na Grande Vitória, uma vez que aqueles que não foram abertos têm uma grande cobertura vegetal, o que permite uma maior proliferação de mosquitos. Ao mesmo tempo, eles não recebem grande fluxo de pessoas.

Vacinação 

A vacinação de rotina continua nas unidades de saúde da capital. Para evitar filas, a Prefeitura disponibiliza o agendamento on-line da vacinação, que tem como objetivo garantir a aplicação da vacina para todos os moradores da capital com dia e horário previamente marcados. No total, 28 unidades de saúde do município estão atendendo os agendamentos e acolhendo as demandas espontâneas.

Arquivo PMV-SECOM
Parque Municipal Horto de Maruípe
Horto de Maruípe funciona de terça a domingo, das 5 às 22 horas
Marcos Salles
Inauguração Parque Municipal Barão de Monjardim em Santa Cecília
Parque Barão de Monjardim funciona de terça a domingo, das 6 às 20 horas

Voltar ao topo da página