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Protagonismo dos alunos: Emef Izaura Marques da Silva forma grêmio estudantil

Publicada em 19/03/2018, às 12h53

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi


Secretaria de Educação/Divulgação
Assembleia na Emef Izaura Marques da Silva para apresentar grêmio estudantil
Alunos da Emef Izaura Marques participaram de reunião para aprovação do estatuto do grêmio estudantil e para apresentação dos representantes de turma
Secretaria de Educação/Divulgação
Assembleia na Emef Izaura Marques da Silva para apresentar grêmio estudantil
Grêmio estudantil promove o protagonismo estudantil e aprimora a relação escola x aluno

O protagonismo e a autonomia dos estudantes continuam sendo estimulados nas unidades da rede municipal de ensino. Na última semana, foi a vez de a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Izaura Marques da Silva, em Andorinhas, realizar assembleia para aprovação do estatuto do grêmio estudantil e para apresentação dos representantes de turma.

Esse é um momento pedagógico considerado muito importante para o desenvolvimento do protagonismo dos alunos e conta com a participação efetiva da direção da escola e dos professores referência.

O aluno Carlos Eduardo Alves Machado, representante do 5º ano, tem a expectativa de contribuir de alguma forma para os colegas e para a escola. "Quero ajudar a melhorar os espaços escolares e tudo que for importante para os alunos".

Nara Marcos Barcelos, também representante do 5º ano, decidiu se candidatar ao grêmio estudantil para participar de decisões importantes para a unidade. "Quero compartilhar o que os colegas esperam de melhorias e cuidar com responsabilidade de tudo o que a turma precisar. Assim, espero ajudar no crescimento escolar", destacou.

Aluna do 9º ano, Cecilya Lemos Nascimento pretende representar bem os colegas de turma. "Vou levar as opiniões sobre a escola nas reuniões", enfatizou.

Voz do estudante

Professor referência em Protagonismo Estudantil, Ivan Nyls Ribeiro Lana, da disciplina de Artes, destacou que essa é uma oportunidade muito especial para ele e para os estudantes. "Para mim, está sendo muito significativo buscar aproximar a relação aluno x escola de forma diversificada no currículo de aprendizagem. Penso que a voz estudantil é essência para o presente e não apenas para o futuro", opinou.

Ele acredita que a participação dos estudantes nas ações é muito rica para a unidade de ensino. "A voz estudantil deve estar presente com ações inovadoras, dinâmicas e tecnológicas no cotidiano escolar. Já é notória essa participação nos projetos de grêmio e da rádio escola", afirmou.

Rádio-escola

Também na semana passada, seguindo a premissa do protagonismo estudantil, aconteceu também na Emef Izaura Marques da Silva a formação de rádio-escola, envolvendo alunos e o professor referência dessa atividade.

A formação ofertada pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) tem três etapas: História do Rádio, Funções e Gêneros Radiofônicos; Roteiro de Programação de Rádio Escola; Simulação e Equipamentos no local onde funciona a Rádio escola.

A parte teórica aconteceu na sexta-feira (16) e na próxima sexta (23) acontece a simulação e explicação no espaço da rádio-escola.


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