Notícias

Projeto lúdico trabalha gêneros textuais com as crianças de forma divertida

Publicada em 22/04/2024, às 14h05

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Cmei TI Rubens José Vervloet Gomes
Projeto "Cada um tem sua história no baú de memórias: O meu lugar no mundo", desenvolvido com crianças do Cmei TI Rubens José Vervloet Gomes. (ampliar)

Trabalhar com as crianças sobre as letras do alfabeto e diferentes gêneros textuais é um dos objetivos do projeto "Cada um tem sua história no baú de memórias: O meu lugar no mundo", desenvolvido com as crianças do grupo 5 no Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) Rubens José Vervloet Gomes, que fica em Jardim Camburi.

Dentre as atividades do projeto está a confecção de um "Alfabetário", um livro com as letras do alfabeto, que serve de ponto de partida para atividades desenvolvidas a partir de cada letra do alfabeto, de forma que sejam trabalhados diversos gêneros textuais como música, texto, poema, poesia, parlenda e adivinhas, dentre outros.

Para trabalhar a letra "A", a partir da palavra aniversário, os pequenos escolheram uma música sobre o tema e também fizeram festas de aniversário, sendo que uma turma direcionou a festa para elas mesmas, e as outras fizeram para os bonecos. A partir daí, as crianças organizaram tudo: convite, os convidados, o cardápio, a decoração e as músicas.

Tudo isso para mesclar o mundo de faz de conta com uma aprendizagem lúdica e efetiva, além de muita diversão. A pequena Mallú Pereira Frasso, do grupo 5B, disse: "A gente pode fazer um bilhetinho para mandar". Yan Aguiar Messner, lembrou: "Tem que escrever o dia porque senão a gente esquece". 

Para as profissionais envolvidas, a atividade criativa enriqueceu a vivência das crianças no espaço educacional. "A atividade foi incrível, parecendo real, as crianças ficaram super empolgadas e as famílias também. Foi um momento gostoso, promoveu a integração da equipe e de outras turmas", contou a coordenadora Christiane Martins.

A pedagoga Claudia Almeida completou: "A ideia foi fantástica, percebemos que essa vivência enriqueceu a atividade que foi trabalhada em sala de aula, o livro do alfabeto, em especial, a letra A de aniversário. Os pais elogiaram muito e as crianças também gostaram". Também participaram as professoras Jocineia Martins, Renata Nobre e Viviane Gomes.


Voltar ao topo da página