Notícias

Procon: mais de 5,1 consumidores foram atendidos no primeiro semestre

Publicada em 05/10/2017, às 13h10

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Aplicativo Procon Vitória
Moradores podem registrar reclamações contra prestadores de serviços através do aplicativo Procon de Vitória

O Procon de Vitória divulgou o balanço de reclamações feitas nos canais de atendimento do órgão no primeiro semestre de 2017. Ao todo, foram contabilizados 5.154 atendimentos, sendo 4.405 presenciais (nos guichês de atendimento), 403 via Fala Vitória 156 e 346 por meio do aplicativo Procon Vitória.

As reclamações contra empresas de telefonia, bancos comerciais, empresa fornecedora de energia elétrica, compras pela internet e TV por assinatura se mantêm no topo dos problemas dos consumidores.

Telefonia

Na área de telefonia, as principais queixas são a respeito de cobrança indevida, não atendimento das reclamações por parte da empresa, não fornecimento de serviços contratados e até mau atendimento do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Bancos

No setor financeiro, além da falta ou baixa qualidade do SAC dos bancos comerciais, problemas na negociação de dívidas, cobranças indevidas e falhas bancárias lideram a lista de queixas.

Energia

Andrea Oliveira
Energia solar
Queixas contra cobranças indevidas na conta de energia elétrica estão entre as principais reclamações registradas no Procon

Já no setor de energia, cobranças indevidas, dúvidas sobre as cobranças e recusa de fornecimento dos serviços, além de problemas na hora de buscar atendimento do SAC, são motivos que levaram os consumidores a buscar ajuda do Procon de Vitória.

Compras online

Quanto às compras feitas pela internet, são comuns as reclamações de consumidores que não receberam o produto, problemas no cumprimento da garantia, dúvidas sobre os contratos de compras e mercadorias entregues divergindo do pedido.

TV por assinatura

Em relação às empresas prestadoras de serviços de TV por assinatura, além de problemas no setor de SAC, cobrança indevida, problemas na hora da rescisão contratual e falta de clareza sobre cobranças nas faturas são responsáveis pela maioria dos registros de queixas no órgão.

SAC

A gerente do Procon de Vitória, Herica Correa Souza, revelou que ainda se surpreende com o número de reclamações em relação à baixa qualidade dos serviços prestados pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) das empresas. "Essa é uma reclamação comum em todos os setores", ressaltou.

Ela destacou que as empresas precisam investir na melhoria da qualidade do atendimento prestado pelo SAC. "É necessário treinar os seus funcionários e deixá-los preparados. O SAC deve existir para se dedicar com exclusividade aos clientes, sempre visando ao seu bem-estar. Atendimentos superficiais e desatentos se transformam, na maioria das vezes, em reclamações no órgão", apontou.


Voltar ao topo da página