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Procon de Vitória conscientiza moradores no Dia do Consumidor

Publicada em 15/03/2017, às 16h32


Leonardo Silveira

Pessoas conversando

Equipe do Procon de Vitória abordou moradores e levou informações sobre os direitos dos consumidores na praça Costa Pereira (Ampliar imagem)

Leonardo Silveira

Pessoas conversando

Pessoas receberam exemplares do Código de Defesa do Consumidor no Centro de Vitória (Ampliar imagem)

Dezenas de consumidores procuraram, na manhã desta quarta-feira (15), a tenda do Procon de Vitória instalada na praça Costa Pereira, no Centro. As equipes do órgão foram para a rua levar conhecimento, orientações e informações e distribuir exemplares do Código de Defesa do Consumidor, numa ação alusiva ao Dia Internacional do Consumidor.

A movimentação dos servidores do Procon de Vitória chamou a atenção de muitas pessoas, como da diretora escolar Carmem Alice Mayworm, que elogiou a iniciativa: "É de extrema importância fazer com que a população tenha as informações e conhecimento dos seus direitos. Conhecimento é poder", comentou ela.

Outra que aproveitou a oportunidade para pegar um exemplar do CDC foi a manicure Regina Cruz, de 54 anos. Para ela, os consumidores não sabem dos seus direitos, principalmente, por não terem acesso à lei e, quando têm, não conseguem entender. A manicure afirmou ainda que, devido à correria do dia a dia, muitos abrem mão dos seus direitos na incerteza se têm ou não direito de reclamar. Regina aproveitou o momento para tirar dúvidas sobre a cobrança feita por uma instituição bancária.

Dúvidas

O taxista Antônio Eduardo Augusto Guimarães também foi só elogios para a ação educativa promovida pelo Procon de Vitória. Ele disse acreditar que muitos consumidores deixam de comparecer aos balcões do órgão devido à dúvida sobre como proceder e, principalmente, se podem ou não reclamar de um problema.

"Quando alguém tem a paciência de parar e explicar, a gente entende. E isso é metade do problema resolvido. Muitas vezes, a gente sabe que tem alguma coisa errada, mas não sabe se tem direito. Muitas vezes, na dúvida, a gente acaba não procurando o Procon e deixa de exercer o nosso direito", admitiu Guimarães.

Outra consumidora que parabenizou a iniciativa do Procon de Vitória e admitiu que adota a mesma postura que o taxista Antônio foi a cabeleireira Maria da Glória Matos Baizer, 50 anos. "Vejo que nós, consumidores, precisamos nos informar. Essa ação do Procon aqui facilitou a minha vida e tirei muitas dúvidas. Descobri que tenho direito e posso reclamar do serviço prestado por uma empresa, sim", falou Maria da Glória.

Direitos

A gerente do Procon de Vitória, Hérica Correa Souza, disse que a equipe conseguiu cumprir com o objetivo. "Mais uma vez, mostramos que o consumidor precisa conhecer seus direitos, ter acesso ao Código de Defesa do Consumidor, buscar seus direitos e não esquecer de suas obrigações", comentou.

A gerente do Procon disse ainda que a ação teve como foco a formação de consumidores cada vez mais conscientes. "No Dia Internacional do Consumidor, reforçamos a importância de exercer um consumo consciente e sustentável, seja para evitar ou minimizar desperdícios ou situações de inadimplência, seja para economizar e gastar com outras coisas que gostamos".

Leonardo Silveira

Equipe do PROCON

Equipe atuou em tenda instalada no Centro para comemorar o Dia Internacional do Consumidor (Ampliar imagem)

Leonardo Silveira

Equipe do PROCON

Hérica explicou que a ação foi importante para que o consumidor conhecesse os seus direitos (Ampliar imagem)


Informações à imprensa:

SEGES/SUB-COM - Prefeitura de Vitória | Tel(s).: 3382-6128 / 3382-6129

Com edição de SEGES/SUB-COM - Prefeitura de Vitória

Com colaboração de Rosa Blackman


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