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Procon de Vitória conscientiza moradores no Dia do Consumidor
Publicada em 15/03/2017, às 16h32
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM
Com a colaboração de Rosa Blackman
Dezenas de consumidores procuraram, na manhã desta quarta-feira (15), a tenda do Procon de Vitória instalada na praça Costa Pereira, no Centro. As equipes do órgão foram para a rua levar conhecimento, orientações e informações e distribuir exemplares do Código de Defesa do Consumidor, numa ação alusiva ao Dia Internacional do Consumidor.
A movimentação dos servidores do Procon de Vitória chamou a atenção de muitas pessoas, como da diretora escolar Carmem Alice Mayworm, que elogiou a iniciativa: "É de extrema importância fazer com que a população tenha as informações e conhecimento dos seus direitos. Conhecimento é poder", comentou ela.
Outra que aproveitou a oportunidade para pegar um exemplar do CDC foi a manicure Regina Cruz, de 54 anos. Para ela, os consumidores não sabem dos seus direitos, principalmente, por não terem acesso à lei e, quando têm, não conseguem entender. A manicure afirmou ainda que, devido à correria do dia a dia, muitos abrem mão dos seus direitos na incerteza se têm ou não direito de reclamar. Regina aproveitou o momento para tirar dúvidas sobre a cobrança feita por uma instituição bancária.
Dúvidas
O taxista Antônio Eduardo Augusto Guimarães também foi só elogios para a ação educativa promovida pelo Procon de Vitória. Ele disse acreditar que muitos consumidores deixam de comparecer aos balcões do órgão devido à dúvida sobre como proceder e, principalmente, se podem ou não reclamar de um problema.
"Quando alguém tem a paciência de parar e explicar, a gente entende. E isso é metade do problema resolvido. Muitas vezes, a gente sabe que tem alguma coisa errada, mas não sabe se tem direito. Muitas vezes, na dúvida, a gente acaba não procurando o Procon e deixa de exercer o nosso direito", admitiu Guimarães.
Outra consumidora que parabenizou a iniciativa do Procon de Vitória e admitiu que adota a mesma postura que o taxista Antônio foi a cabeleireira Maria da Glória Matos Baizer, 50 anos. "Vejo que nós, consumidores, precisamos nos informar. Essa ação do Procon aqui facilitou a minha vida e tirei muitas dúvidas. Descobri que tenho direito e posso reclamar do serviço prestado por uma empresa, sim", falou Maria da Glória.
Direitos
A gerente do Procon de Vitória, Hérica Correa Souza, disse que a equipe conseguiu cumprir com o objetivo. "Mais uma vez, mostramos que o consumidor precisa conhecer seus direitos, ter acesso ao Código de Defesa do Consumidor, buscar seus direitos e não esquecer de suas obrigações", comentou.
A gerente do Procon disse ainda que a ação teve como foco a formação de consumidores cada vez mais conscientes. "No Dia Internacional do Consumidor, reforçamos a importância de exercer um consumo consciente e sustentável, seja para evitar ou minimizar desperdícios ou situações de inadimplência, seja para economizar e gastar com outras coisas que gostamos".