Notícias

Preservação ambiental e desenvolvimento sustentável em foco na área de bicicross

Publicada em 18/01/2017, às 13h19

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Paula Bourguignon e Amilton Freixo


Leonardo Silveira
Pista de bicicross no Parque Zé da Bola
Técnicos da Prefeitura de Vitória trabalham pela preservação ambiental na área onde foi instalada a pista de bicicross
Divulgação Semmam
Pista de bicicross no Parque Zé da Bola
Equipes fazem reparos na pista antes da entrega oficial, neste domingo

Falta pouco para a entrega da pista de bicicross no final da praia de Camburi, neste domingo (22), e o local está recebendo uma atenção especial da Prefeitura de Vitória antes de ser entregue à comunidade. Zelando pela preservação ambiental e sustentabilidade do espaço, serão cortados os arbustos exóticos e árvores do local e, em contrapartida, plantadas 138 mudas de árvores de diversas espécies.

"Nossa gestão tem como prioridade a preservação ambiental em total sintonia com o desenvolvimento sociocultural e esportivo de nossa gente. A meta é o desenvolvimento sustentável", destacou o secretário municipalcde Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Restinga

Além disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) dará continuidade ao projeto de recuperação da restinga na área. A Semmam também encaminhou ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) o Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRDA) para a limpeza do espaço, recebendo um retorno positivo para dar sequência aos trabalhos.

Atendendo à legislação ambiental, será necessária a retirada de árvores exóticas no local. A ação, executada pela secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços, tem como objetivo recuperar um trecho de areia no final de Camburi e a vegetação de restinga.

"A vegetação invasora que não é específica de restinga será removida porque ela atrapalha o desenvolvimento das espécies de restinga, como mamona, castanheira, capim colonião e braquiária. Depois será realizada a retirada de exemplares arbóreos, como leucenas, acácias, casuarinas e exemplares pequenos de castanheiras, disse a bióloga da Semmam, Maria Alice Soares Linhares.

"A vegetação nativa no local, como a ipoméia, gramínea e canavalia, será sempre preservada, pois é importante para que o vento não leve a areia para o asfalto. Iremos plantar espécies como a clúsia hilariana e a fluminense, que são plantas nobres da nossa restinga, principalmente a hilariana, que mais absorve carbono na natureza. Também a pitangueira, por ser de fácil produção. Todo mês uma equipe da Semmam irá fazer a manutenção do local para retirada das espécies invasoras", complementou o engenheiro agrônomo da Semmam Guilherme Batitucci.

Estrutura

A pista tem 220 metros de comprimento, com três retas, duas curvas e obstáculos. A largura da pista, construída em barro e com asfaltamento na largada e nas curvas, varia entre 4 e 8 metros. O morro da largada possui 11 metros de largura e 4 metros de altura. O local é mais um espaço que estimula a prática de atividades físicas e esportes na capital.

Para melhorar a iluminação e a segurança do local, a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) instalou holofotes. 

Passeio ciclístico

Para marcar a abertura da pista de bicicross, um passeio ciclístico sairá da Rua de Lazer da Ponte Seca, na Vila Rubim, às 8 horas, passando pela ciclofaixa que percorre toda a orla de Vitória, até chegar ao final da orla de Camburi.

Matéria relacionada

Pista de bicicross de Camburi recebe melhorias antes da entrega

Divulgação Semmam/Semse
Pista de bicicross e Parque Zé da Bola
Equipes atuam para recuperar um trecho de areia no final de Camburi e a vegetação de restinga
Divulgação Semmam/Semse
Pista de bicicross e Parque Zé da Bola
Retirada de algumas árvores será compensada com o plantio de outras mudas

Voltar ao topo da página