Notícias

Prefeitura inicia estudos para reduzir risco de alagamentos em Santo Antônio

Publicada em 24/06/2017, às 08h01

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Josué de Oliveira


Leonardo Silveira
Basílica (Santuário) de Santo Antônio
O projeto de drenagem em Santo Antônio vai resultar também na melhoria na qualidade de vida dos moradores

A secretaria de Obras e Habitação (Semohab) deu ordem de serviço para a elaboração dos projetos executivos de drenagem urbana das bacias do bairro Santo Antônio. O prazo para entrega dos projetos é março de 2018. O recurso de R$ 113.758,07 foi captado junto ao Ministério das Cidades.

Os projetos seguirão as diretrizes do Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU) de Vitória. Concluído em maio de 2009, o PDDU, estabeleceu ações a curto, médio e longo prazos para reabilitar o sistema de drenagem existente na cidade, ampliar a cobertura do serviço, bem como aumentar sua eficiência, por meio da implantação de novas unidades operacionais (obras) e ações não estruturais (campanhas educativas).

O plano apontou soluções para redução dos riscos de alagamento em 98 bacias de drenagem na cidade. Sendo que 29 dessas bacias foram escolhidas como prioritárias para intervenções em curto prazo.

“Nosso objetivo é buscar melhoria na qualidade de vida da população de Santo Antônio e entorno, com soluções efetivas na área de drenagem”, disse o disse o secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá.

De acordo com o secretário, que também é vice-prefeito de Vitória, as soluções para a drenagem do bairro resultarão em reflexos positivos nas condições da saúde, na segurança e na circulação urbana, na proteção e valorização de bens imóveis e na promoção de novos empreendimentos e negócios.

O bairro Santo Antônio conta com 5.947 moradores residentes em nove bacias de drenagem: José Ramos Filho, Aderbal Athaíde, Manoel S. Mello, Carmem Fonseca, José Veloso, Travessa Santuário, Aleacyr Porto, Travessa João Oliveira e Horácio Santos.

Durante a elaboração do PDDU foram identificadas quatro áreas de alagamento, localizadas nas bacias: Travessa Santuário, Horácio Santos, José Ramos Filho e José Veloso.

A empresa vencedora da licitação entregará projetos: hidráulico, arquitetônico, geométrico, urbanístico, paisagístico e de fundação, especificações básicas e orçamento. Deverá ser elaborado ainda o Plano de Controle Ambiental – PCA para as obras de implantação do sistema de drenagem a ser proposto.

Obras concluídas

Intervenções estruturais já aconteceram com sucesso em Vitória nas bacias de drenagem dos bairros Jardim Camburi, Mata da Praia, Morada de Camburi, República, Caratoíra, Jabour, Joana D'Arc e outros 17 bairros da Grande Maruípe. Foram ampliadas e reformadas as galerias da avenida César Hilal e das ruas Jair Etiene Dessaune (1ª etapa), Ormando Aguiar e José Farias.

Projetos prontos

Estão concluídos projetos de drenagem para as bacias que compõem os bairros Inhanguetá, Estrelinha, Grande Vitória, Universitário, Ilha de Monte Belo, Jucutuquara, Romão e Fradinhos e Praia do Canto. Será elaborado ainda projeto para a bacia de drenagem do bairro Bento Ferreira, encerrando as medidas de curto prazo propostas no Plano Diretor de Drenagem Urbana.


Voltar ao topo da página