Notícias

Prefeitura aposta na conscientização de motoristas na Linha Verde

Publicada em 10/05/2018, às 17h49

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Trânsito à noite na Avenida Dante Michelini mostrando a Linha Verde
Prefeitura faz ações de educação no trânsito para conscientizar os motoristas acerca do respeito à Linha Verde
Carlos Antolini
Início da Linha Verde Enseada do Suá
Setran fez teste e ainda estuda quando irá implantar a Linha Verde na Enseada do Suá

Com foco na sensibilização dos motoristas, a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) vem atuando para que os motoristas que trafegam pela capital compreendam a necessidade de seguir a sinalização e se conscientizem acerca da importância da Linha Verde.

Na fase de implantação da faixa exclusiva para ônibus, táxis, vans e carona solidária na avenida Dante Michelini, por exemplo, o município busca estimular a população a compreender os benefícios do seu uso.

Trata-se de um desafio e uma missão da Setran, cujos técnicos têm se dedicado a reforçar ações de educação no trânsito, como na avenida Dante Michelini, onde a Linha Verde já funciona, e na Enseada do Suá e Praia do Canto, região que passa por estudos para receber a faixa nas avenidas Nossa Senhora dos Navegantes, Américo Buaiz e Saturnino de Brito. 

Atitudes

Segundo o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Tyago Hoffmann, o objetivo é tornar consciente uma proposta que trará mudanças e benefícios. A partir de então, hábitos e atitudes poderão ser ajustados para que sirvam a uma nova realidade.

Ele destacou que a maioria das pessoas abordadas, inclusive, mostrou-se favorável à implementação da Linha Verde, mesmo aqueles que utilizam carro no dia a dia.

"As campanhas de conscientização no trânsito transmitem informações aos motoristas sobre os cuidados que devem manter e quais as consequências que os seus atos imprudentes podem acarretar", destacou Tyago.

Câmeras

Apesar das câmeras de fiscalização instaladas ao longo da Linha Verde em Camburi, ele reforçou que a intenção da Prefeitura não é multar e, justamente por isso, haverá tempo para que a população compreenda a finalidade da implementação do projeto.

"Cidades importantes já descobriram as vantagens de beneficiar o transporte coletivo, e não podemos deixar de observar os graves problemas de mobilidade em Vitória e cidades vizinhas provocados pelo aumento gigantesco da frota na última dpecada. Não podemos mais esperar. Precisávamos agir, temos compromisso e estamos fazendo", reforçou. 


Voltar ao topo da página