Notícias

Prefeito de Medellín pode vir a Vitória mostrar experiências de gestão urbana

Publicada em 19/09/2018, às 15h18 | Atualizada em 19/09/2018, às 15h40

Por Jaldecy Pereira, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem Divulgação
Prefeito Luciano Rezende e Federico Gutiérrez, prefeito da cidade de Medellin
Luciano Rezende convidou o prefeito de Medellín, Federico Gutiérrez para apresentar experiências em gestão da cidade colombiana em Vitória
Imagem Divulgação
Prefeito Luciano Rezende no 3º Congresso Iberoamericano de Prefeitos
Prefeito foi à Colômbia participar do 3º Congresso Iberoamericano de Prefeitos a convite do BID

Com mote na segurança pública, mobilidade urbana e inovação, os prefeitos de Vitória, Luciano Rezende, e de Niterói (RJ), Rodrigo Neves, fizeram um convite ao prefeito de Medellín (Colômbia), Federico Gutiérrez, para que este venha ao Brasil expor suas experiências e ações nessas áreas. Eles estão entre os 52 prefeitos da América Latina que participam do 3º Congresso Iberoamericano de Prefeitos, que acontece nesta semana em Medellín.

Medellín já foi a cidade mais perigosa do mundo e hoje é, sem dúvida, uma das mais inovadoras, superando completamente a crise dos anos 90. Do final dos anos 80 até meados dos anos 2000, marcados por Pablo Escobar, com guerras entre cartéis de drogas, paramilitares e guerrilhas, a taxa de homicídios em Medellín era tão elevada que a cidade estava sempre entre as 10 mais perigosas do mundo.

A cidade, porém, mudou completamente e já registra altos índices de visitas turísticas. Em 2016, quando a criminalidade caiu mais de 80%, Medellín recebeu o título de "Cidade do Ano" pela Wall Street Journal, além de diversos outros prêmios de inovação.

Por este e outros motivos, os prefeitos Luciano e Rodrigo convidaram Federico para trocar experiências com suas equipes. A data, porém, ainda não foi definida. Tudo vai depender da agenda do prefeito colombiano.

Luciano participa do congresso a convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com tudo pago pela instituição, sem nenhuma despesa para o município de Vitória.

Palestras

A ideia é que Federico Gutiérrez fale para gestores de Niterói e Vitória. "As inovações de Medellín realmente justificam a grande transformação da cidade. E nós vamos levar isso para as nossas cidades, tanto Niterói quanto Vitória. Temos que pensar e trabalhar além da cidade para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos nossos moradores", defendeu Luciano.

"A segurança pública é um dos principais desafios no meio urbano brasileiro. E as cidades de Niterói e Vitória evidentemente sofrem com esse contexto mais geral de recrudescimento da violência", disse Rodrigo Neves, prefeito de Niterói.

Planejamento

Tanto para Luciano quanto para Rodrigo, não há soluções mágicas. Entretanto, a experiência de Medellín, segundo eles, demonstra que, com planejamento e integração das políticas públicas, abordagem com prioridade nos temas da prevenção focada na juventude, fortalecimento do sistema da Justiça e integração das forças de segurança com a inteligência policial, é possível reduzir a criminalidade.

"Medellín é bom case de gestão urbana e eu acredito que Vitória e Niterói só têm a ganhar", disse Rodrigo Neves.

Imagem divulgação
Congresso Iberoamericano de Prefeitos
Praça Botero, com esculturas do artista e escultor nativo de Medellín, Fernando Botero
Imagem divulgação
Medellín
Medellín já foi a cidade mais perigosa do mundo e hoje é, sem dúvida, uma das mais inovadoras

Voltar ao topo da página