Notícias

Praia Acessível passa a funcionar definitivamente em Camburi

Publicada em 16/01/2017, às 18h13

Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi


Livia Albernaz
Praia Acessível em Camburi
Pessoas com deficiência agora tomam banho de mar na praia de Camburi
Livia Albernaz
Praia Acessível em Camburi
Estrutura do Praia Acessível foi montada ao lado do quiosque 2 de Camburi

Na primeira semana de janeiro, o projeto Praia Acessível saiu da Curva da Jurema para funcionar provisoriamente em Camburi, na altura do quiosque 2, onde funciona o Núcleo de Incentivo ao Esporte e Lazer. Devido à visibilidade e ao sucesso da mudança, a pedido dos próprios usuários, a atividade passa a funcionar permanentemente no local.

Isso porque, além de agradar aos alunos, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp) contabilizou um aumento no número de frequentadores desde que o Praia Acessível mudou para Camburi. 

Tiozinho Júnior e Marcos Vinicius Barcellos são cadeirantes e atletas do núcleo de paradesporto do Álvares Cabral. Quando não estão treinando, aproveitam a folga no Praia Acessível. "Eu acho que a mudança foi melhor por conta da visibilidade, já que aqui passam mais pessoas. Aqueles que não conhecem o projeto agora passam a conhecer. Eu aprovo. A água é boa, tem estrutura, o deque é maior e tem banheiro logo ao lado", comentou Marquinhos.

Tiozinho também comemorou a mudança: "O local é perfeito, além da visibilidade, pontos de ônibus no entorno e estrutura. Tomara que continue para que possamos desfrutar disso. É importante para as pessoas com deficiência tomar banho de mar, conhecer novas pessoas. Isso nos torna mais humanos".

Estrutura

Neste verão, o projeto está funcionando de quinta a domingo, das 8 às 13 horas. São duas cadeiras anfíbias
à disposição das pessoas com mobilidade reduzida que queiram se refrescar no mar de Camburi.

Profissionais da Prefeitura ficam em uma tenda instalada no local auxiliando e orientando as pessoas com deficiência para que todas tenham um lazer seguro. A cadeira anfíbia é especial, pois não afunda na areia e é flutuante. A altura permite ainda que a pessoa que a utiliza sinta a água do mar.

Livia Albernaz
Praia Acessível em Camburi
Marquinhos e Tiozinho aprovaram a mudança do projeto para Camburi
Livia Albernaz
Praia Acessível em Camburi
Neste verão, o projeto está funcionando de quinta a domingo, das 8 às 13 horas

Voltar ao topo da página