Notícias

PMV inaugura drenagem dos bairros República, Mata da Praia e Morada de Camburi

Publicada em 27/08/2010, às 10h00 | Atualizada em 10/09/2010, às 12h25

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui


Marcos Salles
Panorâmica do Bairro República
A obra nos bairros República, Mata da Praia e Morada de Camburi foi a primeira intervenção proposta pelo Plano Diretor de Drenagem Urbana de Vitória

Os 22 mil moradores dos bairros República, Mata da Praia e Morada de Camburi, que sofriam com recorrentes problemas de alagamentos, vão receber um presente neste mês de aniversário da cidade de Vitória: a conclusão das obras da nova rede de drenagem.

Foram construídas cinco bacias de acumulação de águas das chuvas, 14.788 metros de redes tubulares e 5.921 metros de galerias. A solenidade de entregue dessas obras será neste sábado (11), a partir das 19h, na quadra da praça do bairro República, que fica na avenida Presidente Costa e Silva.

Durante uma chuva forte, o sistema de drenagem tem capacidade de acumular 17,5 milhões de litros de água e escoar para o canal da Infraero, por gravidade, aos poucos, evitando assim os constantes alagamentos nos três bairros.

Esta é a primeira intervenção proposta pelo Plano Diretor de Drenagem Urbana de Vitória (PDDU), que identificou e mapeou todas as 96 bacias de drenagem da capital. O investimento, de R$ 35.789759,97 para a obra, teve origem em um financiamento feito pela Prefeitura de Vitória ao Banco Interamericano de Desenvolvimento.

As intervenções eram aguardadas há muito tempo. "Tenho uma alegria especial porque essas obras foram pedidas no Orçamento Participativo e foram atendidas. Os moradores desejavam isso há 25 anos", disse o prefeito João Coser.

Um dos principais problemas de drenagem da região era o declive irregular, além de redes assoreadas e subdimensionadas. O principal ponto de alagamento era a região da Praça Therezinha Grecchi junto à avenida Presidente Costa e Silva, onde existem marcas históricas de até oitenta centímetros de acúmulo de águas de chuvas acima do nível da avenida.

Toda a região contava com apenas uma galeria de escoamento de águas das chuvas, agora são cinco. A bacia de contribuição foi dividida em cinco subbacias e cada uma delas escoa, de forma independente, para a galeria construída na avenida Adalberto Simão Nader e interligada à galeria da avenida. Professor Fernando Duarte Rabelo.

Foram construídas, ainda, quatro bacias de acumulação de águas das chuvas localizadas nas ruas Deputado Darcy Castelo de Mendonça, Raulino Rocha, avenidas Rosendo Serapião Souza Filho, Presidente Nereu Ramos e Presidente Costa e Silva. Essas bacias têm como objetivo escoar, rapidamente, a água da superfície das ruas, retê-la e ir liberando ao sistema com uma vazão constante, por gravidade.


Voltar ao topo da página