Notícias

PMV entrega primeiro Cmei em tempo integral e centro de formação no Jaburu

Publicada em 02/09/2017, às 16h15

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Fabrícia Kirmse


Diego Alves
Cmei Aécio Bispo
Prefeito e gestores entregaram oficialmente o Cmei Aécio Bispo dos Santos e Centro de Convivência e Formação
Diego Alves
Cmei Aécio Bispo
Prefeito destacou que a unidade é o primeiro Cmei totalmente integral da rede municipal

O novo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Aécio Bispo dos Santos, no bairro Jaburu, foi entregue oficialmente na manhã deste sábado (2), juntamente com o Centro de Convivência e Formação Carlos Moura dos Santos, que fica no mesmo prédio e é um espaço da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre).

Participaram da entrega familiares de Aécio Bispo dos Santos e de Carlos Moura dos Santos, dois importantes moradores do bairro já falecidos que dão nome aos dois espaços.

A diretora da nova unidade de ensino do Jaburu, Leida da Penha Valbusa, destacou que a escola é também fruto do desejo de pais e mães da comunidade. "Essa obra é resultado do melhor sonho dessas mães e pais e do trabalho incansável da Prefeitura de Vitória, juntamente com lideranças comunitárias, Secretaria de Educação e Câmara de Vereadores. Agradecemos a todas as famílias da comunidade que receberam tão bem a nossa equipe”, enfatizou.

Cosme Santos de Jesus, conhecido líder do bairro, destacou que o sonho se tornou realidade. "O sonho se realizou melhor do que nós esperávamos, depois de muita luta e vontade de fazer acontecer", disse.

Outra liderança importante na região, Sebastião Luís reforçou os agradecimentos a todos que atuaram na concepção e construção da unidade. “Foi muito importante termos apostado e acreditado nesse projeto”, pontuou.

Diego Alves
Cmei Aécio Bispo
Evento de entrega oficial dos equipamentos contou com apresentações culturais, como banda de congo
André Sobral
CMEI Aécio Bispo dos Santos
Capacidade do Aécio Bispo dos Santos é para 150 crianças, sendo o primeiro Cmei totalmente em tempo integral em Vitória

Presenças

Durante a inauguração, estiveram presentes o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, o vice-prefeito e secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá, a secretária de Educação, Adriana Sperandio, o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação Fabrício Gandini, o secretário de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling, entre outras autoridades, vereadores, servidores da Secretaria Municipal de Educação (Seme), lideranças comunitárias, equipe do Cmei e moradores.

O equipamento está localizado na rua Maria das Paixões.

Qualidade

Luciano Rezende enfatizou que o Cmei do Jaburu é a iniciativa mais avançada da educação infantil no Espírito Santo. “E certamente é uma das mais avançadas do País. Esse equipamento vai ajudar a cuidar do futuro dessa comunidade e também da nossa cidade. Educação infantil é a base de tudo".

Diálogo

A secretária de Educação, Adriana Sperandio, falou sobre a felicidade daquele momento e do desafio que era entregar um equipamento desse porte. "Ouvimos a comunidade, a liderança e pensamos, juntamente com o prefeito, que políticas poderíamos oferecer a esse bairro para além da educação infantil. Daí, a ideia de agregar à escola o trabalho da assistência social e da capacitação e geração de renda", relatou.

Tempo integral

Ela lembrou que este é o primeiro Centro Municipal de Educação Infantil totalmente integral de Vitória. “É um orgulho fazer parte dessa gestão que faz com que os recursos, neste tempo de crise, se multiplique e gere projetos tão relevantes como esse”, comemorou.

O prefeito Luciano Rezende reforçou a importância da entrega para toda a cidade de Vitória. “Esse é o mais especial projeto pedagógico de todo o Estado. Primeiro centro de educação infantil totalmente integral, que ainda agrega um equipamento para idosos e outro para a capacitação de pessoas".

Inauguração

O evento de entrega do novo espaço no Jaburu contou com a participação da Orquestra de Violinos do Instituto Dom João XXIII, de uma apresentação de balé de duas estudantes da rede municipal de ensino e de uma banda de congo.

Os presentes puderam conhecer as dependências do Cmei e do Centro de Convivência e Formação. Houve também os descerramento das placas inaugurais.

Cmei

As aulas da unidade no Jaburu começaram no dia 24 de julho deste ano. A capacidade do Aécio Bispo dos Santos é para 150 crianças, sendo o primeiro Cmei totalmente em tempo integral em Vitória: das 7h30 às 16h30. A unidade está aberta a matrículas.

Os serviços da obra foram executados com recursos financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e recursos próprios.

Centro de Convivência

O Cmei ainda abriga o Centro de Convivência e Formação Carlos Moura dos Santos. No Núcleo de Interação Social da Pessoa Idosa (Nispi), idosos têm diferentes atividades todos os dias e não perdem nenhuma oportunidade.

Lá, eles se encontram no grupo de apoio - palestras, diálogos e dinâmicas sobre diversos temas, como saúde, meio ambiente e convivência - , fazem atividades artísticas e de estimulação da memória e recreação, além de receberem orientações sobre exercício físico e envelhecimento saudável.

Para participar das atividades oferecidas, basta se inscrever no próprio local. Os interessados devem ser moradores de Vitória e ter mais de 60 anos.

André Sobral
CMEI Aécio Bispo dos Santos
André Sobral
CMEI Aécio Bispo dos Santos

Voltar ao topo da página