Notícias

Pibic Jr. entrega certificados e expõe trabalhos de 10 projetos

Publicada em 12/12/2017, às 17h26 | Atualizada em 14/12/2017, às 16h34

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Tinoco dos Anjos


Divulgação CVD
Visita de alunos do Pibic à empresa TecVitória
Alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior tiveram oportunidade de visitar uma incubadora
Divulgação CVD
Visita de alunos do Pibic à empresa TecVitória
Estudantes tiveram seu primeiro contato com o universo do empreendedorismo

Uma exposição dos trabalhos realizados por 50 estudantes da rede municipal de ensino fundamental e dez professores coordenadores no segundo semestre deste ano marcará, nesta quarta-feira (13), às 18 horas, na Secretaria Municipal de Educação (Seme), em Itararé, o encerramento das atividades da quinta edição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr.).

Através do Fundo de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação (Facitec), a Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV) ofereceu bolsas de iniciação científica a 10 projetos aprovados no edital Pibic Jr. 01/2017. Os valores das bolsas são de R$ 1 mil mensais para os orientadores e R$ 110 para cada aluno bolsista. 

Divulgação CVD
Visita de alunos do Pibic à empresa TecVitória
Coordenadora explicou aos alunos como funciona a incubadora de empresas de base tecnológica
Divulgação CVD
Visita de alunos do Pibic à empresa TecVitória
Visita fez parte do encerramento das atividades da edição 2017 do Pibic Jr.

Visita

Como parte da programação de encerramento das atividades do ano, os estudantes participantes da edição 2017 do Pibic Jr. foram conhecer o funcionamento da TecVitória, incubadora de empresas de base tecnológica que está comemorando 23 anos de existência, com sede no bairro de Itararé.

Sob a coordenação de Vasti Gonçalves, técnica pedagógica da Gerência de Formação da Seme, e divididos em duas turmas, uma na segunda-feira (11) à tarde e outra nesta terça (12) pela manhã, os alunos da rede municipal de ensino fundamental tiveram seu primeiro contato com o universo do empreendedorismo.

Eles assistiram à apresentação de Juliana Binda, coordenadora do Escritório de Projetos, que utilizou como apoio projeção de slides e um pequeno vídeo. Ela começou sua fala motivacional perguntando: "Por que vocês estudam? Para conseguir um bom emprego. E, para que empregos existam, é necessária a existência de empresas".

De forma simples e didática, a gerente foi descortinando a estrutura de funcionamento da TecVitória, comandada por um amplo de conselho de administração e com muitas parcerias, incluindo a CDV.

A apresentação estimulou os estudantes a pensar num futuro de boas ideias e de muita inovação no mundo do empreendedorismo, a partir da iniciação científica que o Pibic Jr. proporciona em Vitória desde 2011. Os alunos gostaram de saber que a empresa que criou no Estado o carro sem motorista está hoje dentro da TecVitória.

Em seguida, conheceram as instalações da incubadora e o trabalho desenvolvido pela empresa Mitogames, que está lançando um jogo focado no Enem.

Criação do Pibic

Em seu lançamento, em 2011, em uma parceria da CDV com a Seme, os objetivos do Pibic Jr. eram promover a concessão de bolsas para estudantes e orientadores desenvolverem projetos de pesquisa com caráter de investigação, em qualquer área, visando despertar o interesse pelo conhecimento científico, identificar e potencializar talentos e contribuir para a formação de futuros profissionais nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Até o momento, foram realizadas cinco edições, em 2011, 2012, 2013, 2014/15 e 2017. Foram contemplados como bolsistas 640 alunos da rede municipal e 67 professores orientadores, correspondendo a 67 projetos desenvolvidos.

Divulgação CVD
Visita de alunos do Pibic à empresa TecVitória
Divulgação CVD
Visita de alunos do Pibic à empresa TecVitória

Voltar ao topo da página