Notícias

Pessoas em situação de rua recebem atendimento de saúde na Praia do Suá

Publicada em 25/04/2019, às 16h30

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Tenda do Bem
Profissionais da rede municipal de saúde atendem pessoas em situação de rua na Praia do Suá
Divulgação Semus
Tenda do Bem
Objetivo da ação foi realizar testes, aplicar vacinas e fazer encaminhamentos para outros serviços da PMV

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou, na manhã desta quinta-feira (25), na praça José Francisco, na Praia do Suá, uma programação voltada para pessoas em situação de rua. A iniciativa, que funciona concomitantemente com a Tenda do Bem, atendeu cerca de 50 pessoas.

Foram oferecidos estes serviços:

  • Atendimento de enfermagem;
  • Testagem HIV/sífilis;
  • Teste rápido de gravidez;
  • Vacina: Dupla Adulto, Hepatite B e Tríplice Viral;
  • Identificação de demandas de acompanhamento de saúde;
  • Encaminhamentos para referenciamento em unidade de saúde (cartão SUS e agendamentos);
  • Encaminhamentos para consulta médica;
  • Encaminhamentos para acompanhamento em outros serviços de saúde (Centro de Atenção Psicossocial, Centro de Especialidades, Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis e Serviço de Atenção às pessoas em Situação de Violência de Vitória).

Participaram da ação servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Praia do Suá, Forte São João, Santa Luiza e Jesus de Nazareth, Centros de Atenção Psicossocial, Consultório na Rua, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos.

"Oferecemos diversos serviços para a população em situação de rua, que tanto necessita de um cuidado e amparo", apontou Rosana Honorio, diretora da Unidade de Saúde da Praia do Suá.

Nesta sexta-feira (26), a ação será na praça Ubaldo Ramalhete, no Centro de Vitória. Os atendimentos a esse público serão das 8h30 às 12 horas. Na última terça (23), o atendimento aconteceu na Vila Rubim. 

Parceria

A Tenda do Bem representa uma conjugação de esforços entre as secretarias de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Assistência Social (Semas), Saúde (Semus), Segurança Urbana (Semsu), Desenvolvimento da Cidade (Sedec), Meio Ambiente (Semmam) e Central de Serviços, na perspectiva de criar alternativas para a superação da situação de rua.


Voltar ao topo da página