Notícias

Oficinas da Rádio Escola estão a todo vapor nas unidades da rede municipal

Publicada em 03/08/2017, às 14h25 | Atualizada em 03/08/2017, às 14h27

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Eduardo Brinco

Com a colaboração de Fabricia Kirmse


Foto Divulgação
Oficinas do projeto Rádio Escola da Secretaria Municipal de Educação
As oficinas da Rádio Escola visam desenvolver a expressão comunicativa e criativa dos alunos

Já estão em andamento, em algumas escolas da rede municipal de ensino de Vitória, as oficinas da Rádio Escola, um projeto que tem como objetivo promover o protagonismo estudantil e a expressão comunicativa e criativa entre crianças e adolescentes.

A proposta inicial das oficinas é conversar sobre o papel da Rádio Escola e mostrar aos estudantes como uma rádio funciona na prática. A iniciativa também potencializa ações em parceria com grêmio estudantil e representantes de turma.

Nas visitas já promovidas nas unidades de ensino, foram atendidos, em média, por escola e por turno, 15 alunos do 6º ao 9º ano. Em cada escola, os estudantes são acompanhados por um professor referência que realiza a mediação e o acompanhamento das ações trabalhadas na oficina. Esses encontros acontecerão durante todo o mês de agosto e na primeira quinzena de setembro.

Temas

A conversa durante as oficinas da Rádio Escola gira em torno de vários aspectos importantes relacionados à organização da rádio como a escrita de um roteiro de programação; locução; escolha das músicas; incentivo à participação da comunidade escolar, por meio de atividades como show de talentos; cobertura de
eventos realizados na escola, entre outros.

Após a realização dessas primeiras oficinas, o radialista Bernado Leitão e a equipe da Secretaria de Educação que acompanha os Colegiados Estudantis retornarão às escolas para conversar sobre outros assuntos, como a construção de jingles, vinhetas e demais temas relacionados à programação.

Foto Divulgação
Oficinas do projeto Rádio Escola da Secretaria Municipal de Educação
O radialista Bernado Leitão realizou a oficina na Emef Arthur da Costa e Silva

Os estudantes têm se mostrado entusiasmados com a iniciativa. "O projeto tem sido muito importante para o desenvolvimento dos alunos e a oficina ajuda a organizar melhor o funcionamento da Rádio Escola", afirmou Livia Passotti, aluna do 5º ano da Emef Arthur da Costa e Silva, do Bairro República.

A Rádio Escola da Emef de Bairro República tem a participação, inclusive, de alunos a partir de oito anos de idade, das turmas iniciais. Nessa unidade, o professor referência é Geraldo do Nascimento, que avalia como muito positiva a realização das oficinas. "Os encontros trazem, de forma variada, o conhecimento que eles precisam para atuar na Rádio Escola e acrescentam novos valores e significados para a vida escolar", destacou o professor.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação. A equipe da Gerência de Gestão Escolar e o radialista e coordenador do projeto VitóriaWebRádio, Bernardo Leitão, estão fazendo oficinas nas 31 escolas municipais da Capital que possuem a Rádio Escola.

A Rádio Escola

A partir de reuniões semanais, os próprios estudantes definem a programação diária, sempre acompanhados pelo profissional responsável por orientá-los. Os programas abordam questões sociais e educativas, como campanhas de sustentabilidade e saúde pública, e também temas culturais e de entretenimento.

A Rádio Escola entra no ar sempre nos horários de recreio das unidades de ensino, tanto pela manhã quanto à tarde. E em duas escolas da modalidade Tempo Integral (Emefs Eunice Pereira e Moacyr Avidos) também há a transmissão durante o horário de almoço. Todas os programas são feitos ao vivo, com a supervisão de um educador.

Um dos objetivos da iniciativa é de que os trabalhos que forem produzidos pelos estudantes sejam utilizados na rádio online da Prefeitura. O projeto teve adesão de mais cinco unidades da rede, que terão formação e assessoria sobre a Rádio Escola assim que forem concluídos os trabalhos nas demais 31 escolas que participam da iniciativa.


Voltar ao topo da página