Notícias

Oficina produz peças que resgatam identidade capixaba no Museu do Pescador

Publicada em 05/10/2017, às 08h00

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Oficina Ícones Capixabas
Museu do Pescador sedia a oficina "Ícones da Cultura Capixaba": incentivo ao processo criativo por meio do artesanato
Divulgação Semc
Oficina Ícones Capixabas
Alunos produzem elementos que dialogam com a nossa identidade cultural, como os barcos da festa de São Pedro

Fomentar as diversas formas do fazer e saber e valorizar a identidade cultural pelo viés da cultura popular. Essa é proposta da oficina "Ícones da Cultura Capixaba", que acontece no Museu Histórico da Ilha das Caieiras "Manoel dos Passos Lyrio" (Museu do Pescador), buscando potencializar o processo criativo de diferentes comunidades por meio do artesanato.

A oficina tem como objetivo incentivar o processo de estudo, criação e produção de elementos que dialogam com a nossa identidade cultural, além de formar núcleos produtivos com foco na sustentabilidade.

As aulas são ministradas pelo artista Wander Silva de Oliveira, popularmente conhecido como "Sagrilo", e propõem o ensino e a produção desses produtos, em formato de souvernirs utilitários.

As peças de confecção artesanal representam a identidade da cultura capixaba. Entre os ícones que são desenvolvidos nas aulas do projeto, estão o mastro de São Benedito, estandartes, barco da festa de São Pedro, tambor e casaca.

Reaproveitamento

Na oficina são utilizados materiais reaproveitados de caixas de feiras, retalhos e outros refugos, primando pelo compromisso ambiental. "Estamos dando continuidade ao fomento da tradição, por meio de atividades como os ícones populares, símbolos da história da cidade. Dessa forma, fortalecemos a cultura popular do município", disse Lena Côgo, coordenadora do projeto Circuito Cultural.


Voltar ao topo da página