Notícias

Observatório de Indicadores da Cidade de Vitória lança portal

Publicada em 09/05/2018, às 18h36 | Atualizada em 21/05/2018, às 13h03

Por Alexandre Lemos, com edição de Matheus Thebaldi


Foto Divulgação
Observa Vix
Observatório de Indicadores torna os dados da Prefeitura de Vitória mais transparentes

A partir de agora, dados de Vitória e o planejamento da administração municipal poderão ser acompanhados pela internet. Isso porque o Observatório de Indicadores da cidade acaba de lançar sua plataforma online, que é um instrumento de controle social e de suporte à tomada de decisão, em conformidade com o decreto nº 17.289/2018, que trata da Política Municipal de Monitoramento de Indicadores.

"Quem não mede não gere! E é assim que estamos fazendo a gestão de Vitória: com dados, números e medidas estatísticas. Um governo focado no planejamento, no trabalho e nos resultados", definiu o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), Vander Borges, explica a importância do portal. "O Observatório tem dois objetivos principais: um deles é ser uma ferramenta de controle social e promoção do debate público. A gente acredita que, tornando os dados da Prefeitura mais transparentes, o munícipe pode ter mais conhecimento da realidade da cidade e isso qualifica o debate tanto para a população quando para a administração", disse.

Ele completou: "Outra coisa que pretendemos é que seja uma ferramenta de suporte a tomadas de decisões, ou seja, com os dados em mãos, nós, gestores, poderemos tomar decisões mais assertivas. Foi com base nesses dois objetivos que a gente edificou o Observatório e, agora, com uma plataforma online. Queremos monitorar as políticas públicas e o progresso em direção à sustentabilidade".

Princípios

A Política Municipal tem como finalidade o monitoramento intensivo e em tempo real de indicadores de desempenho de políticas públicas do município, tendo como princípios a transparência, a gestão compartilhada, a eficiência e a efetividade de gestão municipal, sigilo como exceção, aperfeiçoamento contínuo das políticas públicas e desagregação de dados por territórios e regiões administrativas, entre outros.

O assessor do Observatório de Indicadores Alberto Frederico Salume explicou que a ideia é desagregar os dados em nível de territórios, ou seja, por unidades administrativas, por unidades de saúde e por escolas. "Assim, a gente consegue olhar para a cidade do jeito que ela é, por exemplo, indicadores de mortalidade juvenil por homicídio são muito maiores em termos de taxas na região da Grande Santo Antônio do que na região de Jardim Camburi. Então, vamos observar as diferenças entre as regiões e, assim, construiremos as políticas públicas de forma mais direcionada", disse.

Colaboração

Divulgação ES em Ação
Observatório de Indicadores
Seges apresentou o Observatório para o ES em Ação, no intuito de construir parceria com a Rede de Monitoramento Cidadão de Vitória

A Seges apresentou o Observatório nesta quarta-feira (9) para o ES em Ação, no intuito de construir parceria com a Rede de Monitoramento Cidadão de Vitória.

"O Observatório de Indicadores da Prefeitura de Vitória é uma excelente ferramenta de gestão, monitoramento e acompanhamento social de indicadores importantes da sociedade capixaba. Algo inovador que faz a Prefeitura de Vitória sair na frente em política pública eficiente", disse Aridelmo Teixeira, diretor-presidente do ES em Ação e presidente da Rede de Monitoramento Cidadão de Vitória.

"Alinhar os indicadores e dados do Observatório à Rede de Monitoramento e ao Excelência Municipal, projetos dentro do ES em Ação, unifica os esforços e faz uma gestão compartilhada em prol do desenvolvimento da nossa cidade", finalizou Teixeira.

Agendamento e Plano de Metas

Durante a reunião, também foi apresentado pelo subsecretário de Tecnologia da Informação, Márcio Passos, o agendamento online das unidades de saúde de Vitória. O Plano de Metas 2018 -2020 de Vitória também foi pauta da reunião, sendo apresentado pela subsecretária de Planejamento, Gestão, Projetos e Captação de Recursos, Joseane Zoghbi.

Nele, estão traçadas 58 metas, sendo 31 do Comitê Estratégico Social, 12 do Eficiência da Gestão e 15 do Desenvolvimento Ambiental e Urbano. Todos os programas e projetos serão gerenciados pela Metodologia de Gerenciamento de Projetos Orientado para Resultados.

As metas, os programas e projetos serão estruturados e acompanhados no Sistema de Gerenciamento Estratégico de Projetos do Município de Vitória - Portal de Gestão, que é um sistema informatizado, utilizado para fazer o gerenciamento e o monitoramento estratégico das metas, dos programas e projetos. Os indicadores serão monitorados pelo Observatório.


Voltar ao topo da página