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Novo formulário do 156 servirá para que semáforos recebam manutenção mais rápido

Publicada em 04/03/2021, às 08h04 | Atualizada em 04/03/2021, às 16h57

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Fabrício Faustini


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Yuri Barichivich
Semáforos com temporizador são instalados em ruas da capital
Novo método de trabalho vai otimizar o tempo para que as equipes da PMV façam a manutenção de semáforos defeituosos

Moradores de Vitória podem ajudar a solucionar problemas de semáforos apagados, piscando ou precisando de algum outro tipo de manutenção. A partir de agora, um canal direto de comunicação vai diminuir o tempo para que o equipamento volte a funcionar.

Com a implantação de um formulário específico e direcionado, que passará a ser usado pelos atendentes do serviço da Prefeitura de Vitória, será possível dar uma resposta mais rápida à população.

As pessoas que fizerem a reclamação devem informar se o pedido é somente para manutenção. Caso a observação seja sobre sincronia, o horário da ocorrência e o número do semáforo precisam ser relatados.

Caso o aparelho esteja apagado, é importante saber o cruzamento da ocorrência. Se estiver piscando, o número do semáforo.

Já se o problema for o foco apagado, serão importantes o número do aparelho e o sentido da via, além da cor (vermelho, verde ou amarelo) em que há falha ou se o defeito é no aparelho que serve ao pedestre. Outro item que poderá ser informado será o número do semáforo com a botoeira defeituosa.

Diagnóstico

Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, nos últimos dois meses, uma equipe do órgão fez um levantamento detalhado dos principais fatores que motivaram as reclamações dos munícipes.

As queixas mais comuns, de longa data e sem solução, foram apuradas pelos técnicos para que o formulário, direcionado aos atendentes do Fala Vitória, fosse bem específico. Vitória possui 235 cruzamentos, 940 semáforos e 50 botoeiras.

"Ter os dados sobre os semáforos que precisam de manutenção não precisa ser uma obrigação da pessoa que fizer o registro, porém, quanto mais informações tivermos, já que são muitos aparelhos, mais rápido deverá ser o tempo de resposta. Diagnosticamos problemas e buscamos soluções e as pessoas que nos acionarem são parceiras ao nos apontar a ocorrência", destacou Mariano.

Economia

"Ganhar tempo, evitando que as equipes da manutenção no trânsito se dirijam para o lugar errado, garantindo, assim, que os semáforos voltem a funcionar da maneira mais rápida possível, é o nosso maior objetivo", explicou Mariano.

Sistema

Os semáforos são interligados e as razões para as falhas variam muito. Podem ser por instabilidade climática, piques de energia, desgaste natural com o tempo, vandalismo, entre outros. Quando a manutenção em um deles é feita em tempo hábil, todo o sistema se beneficia, pois funciona de maneira integrada e numa estrutura complexa e dinâmica.

"Estaremos atentos e em alerta para termos uma estrutura moderna e que se adapte às necessidades dos motoristas e da configuração da cidade para melhor mobilidade", reitera o responsável pela pasta.

Solicitações de manutenção, sugestões e criticas podem ser feitas pelo telefone 156, das 8 às 22 horas, ou ainda pela internet, no link https://sistemas.vitoria.es.gov.br/sic/aberto/cadastro/?from=geral.


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