Notícias

Mucane recebe performance que reflete sobre a memória negra

Publicada em 21/05/2019, às 15h49 | Atualizada em 21/05/2019, às 18h03

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Performance Mucane
Performance "Exercícios para Lembrar" problematiza as experiências vividas pelo artista, em que ele acessa suas memórias, físicas e mentais

Lembrar, refletir e dar novos significados. Essa é a proposta da performance "Exercícios para se lembrar", de Geovanni Lima, que será apresentada nesta quarta-feira (22), a partir das 20 horas, no Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane).

Dentro da série, será apresentada a atividade "Exercícios II: Branqueamento ou Ação Repetida de Cuidar". A ação integra a programação de 26 anos do museu. A performance problematiza as experiências vividas pelo artista, em que ele acessa suas memórias, físicas e mentais, ressigificando-as.

A atividade "Branqueamento ou Ação Repetida de Cuidar" parte do racismo estrutural e do artista enquanto negro para ressignificar três memórias da sua infância dentro desse contexto e torná-las em experiências de autocuidado. Para isso, utiliza ervas e óleos, propondo um experimento afetivo e social que gere cura.

Biografia

Geovanni Lima é artista e performer. É mestrando em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Membro do grupo de pesquisa CNPq/UFES: Diálogos entre Sociologia e Arte /DISSOA. Atualmente desenvolve pesquisas ligadas ao corpo como interface política, sobretudo corpos negros, gordos e LGBTI+.

Com relação à produção em poéticas visuais, apresentou trabalhos de performance, videoperformances e desmontagens poéticas em exposições, seminários e festivais desde 2015. É um dos idealizadores do projeto PERFORME-SE – Festival de Performance (2015, 2017).

Serviço
Exercícios para Lembrar
Exercícios I: Branqueamento ou Ação Repetida de Cuidar
Com Geovanni Lima
Quando: 22 de maio, quarta-feira, às 20 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane) - avenida República, 121, Centro.
Classificação livre

 


Voltar ao topo da página