Notícias

Mucane é palco para aula especial com o bailarino Renato Santos

Publicada em 14/09/2018, às 08h03

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Museu do Negro Mucane
Mucane vai receber aula especial do curso de Qualificação em Dança Afrobrasileira Cênica

O Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane) é um espaço plural e diverso de valorização da cultura negra. Uma dessas expressões é a dança. Neste final de semana, o local recebe uma aula especial do curso de Qualificação em Dança Afrobrasileira Cênica, além de abrir espaço para o ensaio de duas importantes companhias de dança da cidade.

No próximo domingo (16), os alunos do curso terão uma aula especial com o bailarino Renato Santos. Referência na dança afro, o artista é idealizador do curso, que é baseado na metodologia de trabalho desenvolvido pela pesquisadora e bailarina clássica Mercedes Baptista, precursora da dança afrobrasileira cênica, que aproxima as danças dos orixás das técnicas da dança moderna.

Mercedes Baptista, formada em balé clássico, fundamentou seu método/sistema através de estudos e pesquisas com o artista, intelectual, ativista social e defensor da cultura negra Abdias do Nascimento, no Teatro Experimental do Negro (Rio de Janeiro), nos anos 1940.

Ensaios

Dois grupos de dança da cena local realizarão seus ensaios até o mês de novembro no Mucane: o grupo afro NegraÔ e a Cia Vitória Street Dance.

O grupo afro NegraÔ sempre teve como missão difundir a cultura afrobrasileira. Pioneiro no Estado, ao oficializar uma companhia de dança afro profissional, o grupo realiza espetáculos que contemplam a história de luta e festejos do povo negro do Estado e de dar visibilidade a parte da história do povo negro capixaba.

A Cia Vitória Street Dance, fundada em 1998 pela diretora Laudeni Martins, tem como finalidade criar, pesquisar e divulgar a dança de rua através de suas coreografias, num trabalho de contínua renovação criativa.


Voltar ao topo da página