Notícias

Morcego: Saúde realiza nova ação de bloqueio contra a raiva animal nesta quarta

Publicada em 16/01/2017, às 12h22 | Atualizada em 16/01/2017, às 13h19

Por Maria Angela Siqueira, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Morcego
Morador deve acionar o Fala Vitória 156 para recolhimento de morcegos

A partir desta quarta-feira (18), agentes de combate a endemias realizam uma nova ação de bloqueio contra a raiva animal em Vitória. Mais um morcego com vírus positivo para a raiva foi encontrado na capital, desta vez, no bairro Solon Borges. Com isso, a equipe fará vacinação num raio de 500 metros do local onde o bicho foi localizado para imunizar cães e gatos.

A ação é preventiva e vai abranger os bairros Jabour, Solon Borges, Maria Ortiz, Segurança do Lar e Antônio Honório, onde os agentes vão visitar as residências. A prioridade são os animais que não foram vacinados na última campanha antirrábica, encerrada em outubro de 2016.

Outros morcegos

Na semana passada, uma outra ação de bloqueio foi realizada na região da Praia do Canto, Santa Lúcia e Barro Vermelho, onde dois morcegos com vírus positivo para a raiva foram recolhidos.

"Considerando que verificamos a circulação do vírus da raiva em morcegos nessa nova área, orientamos que seja reforçada a imunidade dos cães e gatos, vacinando-os junto ao serviço de saúde pública municipal. É importante que os moradores recebam os agentes, que estão uniformizados e portando crachás, para a realização da vacinação", afirmou a coordenadora técnica do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), Clara Scarpati.

A raiva é uma doença grave e letal em quase 100% dos casos e pode ser transmitida pela saliva de animais infectados, por meio de mordedura, arranhaduras e lambeduras. 

Cuidados

Durante a ação, os agentes farão busca ativa de casos de agressão por morcegos na área de foco. Já a equipe de Educação em Saúde Ambiental agendará palestras em escolas, creches, associações de moradores e igrejas, a fim de divulgar informações sobre o risco do contato e orientações sobre como proceder nessas situações.

"Caso encontre algum morcego vivo ou morto, em situação anormal (por exemplo, caído no chão, pendurado em janelas, cortinas, em cima da cama ou à luz do dia), não toque no animal e ligue imediatamente para o Fala Vitória 156, solicitando o recolhimento. Se possível, capture o animal sem tocá-lo, utilizando panos, caixas de papel e baldes ou mantendo-o preso em ambiente fechado até que a equipe do Centro de Controle de Zoonoses realize o recolhimento", orientou Clara.


Voltar ao topo da página