Notícias

Monumentos históricos e muitos atrativos turísticos para curtir o Carnaval

Publicada em 01/03/2019, às 12h16

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Convento de São Francisco
Convento São Francisco é um dos monumentos que compõem o Visitar Centro Histórico
Tadeu Bianconi
Catedral Metropolitana de Vitória
Catedral Metropolitana é outro atrativo a ser contemplado no Centro Histórico

Os visitantes e moradores contarão com vários atrativos abertos no Carnaval para conhecer e também descobrir um pouco da formação da cidade, que possui mais de quatro séculos de história.

Os monumentos que compõem o Visitar Centro Histórico são uma boa opção. A visita interna aos locais é gratuita e guiada por monitores.

O funcionamento ocorrerá normalmente nestes sábado (2) e domingo (3), das 13 às 17 horas, exceto para a Igreja do Carmo, que ficará fechada no domingo (3). Na segunda (4) e terça (5), não haverá atividade, já que o serviço só acontece de quarta a domingo.

Fazem parte do roteiro as igrejas do Carmo e de São Gonçalo e o Convento São Francisco. A Catedral Metropolitana também integra o projeto e é o único patrimônio aberto independente de monitoria.

Fechados

A Capela Santa Luzia atualmente está fechada para obras de restauração, feitas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O Theatro Carlos Gomes também passa por obras de reparo, executadas pelo Governo do Estado. A Igreja do Rosário possa por serviços de pintura e manutenção do telhado, feitos pela Irmandade de São Benedito do Rosário.

Embora estejam fechados para obras, os visitantes podem apreciar a arquitetura desses monumentos, com referência a vários períodos e séculos.

Tamar

O Centro de Visitantes Tamar Vitória, na Enseada do Suá, é uma oportunidade para conhecer de perto as tartarugas marinhas. No local, há aquários para observação das espécies. Deste sábado (2) até a Quarta-Feira de Cinzas (6), o funcionamento será normal, das 8h30 às 17 horas.

Leonardo Silveira
Novo tanque para tartarugas marinhas do Projeto Tamar
Visitantes podem ver as tartarugas gigantes no aquário gigante do Tamar Vitória
Flávio Almeida
Galpão das Paneleiras
No Galpão das Paneleiras, o visitante pode ver de perto a fabricação artesanal das panelas de barro, um saber passado por gerações há mais de 400 ano

Espaço Baleia Jubarte

A capital possui a primeira base do Instituto Baleia Jubarte fora da Bahia (as outras ficam em Caravelas e praia do Forte, em Mata de São João).

ocalizada no Memorial da Paz, na Praça do Papa, essa base física consolida as atividades da entidade no Estado para prestar, tanto à população local como aos visitantes, serviços na forma de informação ambiental e atividades educativas e culturais voltadas para a baleia jubarte e seu ambiente, bem como dar suporte à expansão da pesquisa científica marinha e apoiar a capacitação de atores sociais do Estado para o turismo de observação de baleias.

Marcando a abertura do espaço, a Galeria Memorial da Paz recebe a exposição “Entre Baleias”. A mostra coletiva e fotográfica reúne uma série de imagens que marcam o trabalho ambiental realizado pelo Instituto Baleia Jubarte. A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 9 às 18 horas.

Paneleiras

Outro ponto de parada é o Galpão das Paneleiras de Goiabeiras. Lá, o visitante poderá ver de perto a fabricação artesanal das panelas de barro, um saber passado por gerações há mais de 400 anos. A panela de barro de Goiabeiras, a torta e a moqueca capixabas são ícones da identidade local.

O ofício das paneleiras foi reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro, registrado em 2000, no Livro dos Saberes, do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan). No sábado (2), segunda (4), terça (5) e quarta (6), o local vai funcionar das 8 às 18 horas. No domingo (3), ficará fechado.

Parques

Os parques urbanos de Vitória estarão abertos durante todo o feriado para aqueles que quiserem curtir os dias de folga com atividades ao ar livre.

Outra opção é o Parque Botânico Vale. É um espaço de lazer e, principalmente, uma unidade de conservação da Mata Atlântica. No sábado (2), domingo (3) e quarta (6), o funcionamento será das 8 às 17 horas. Na segunda e terça, ficará fechado.

O Atlântica Parque, no final da praia de Camburi, é o mais novo parque da capital e oferece várias atrações para os visitantes, como campo de futebol de grama sintética, pista de bicicross, pista de skate, playgrounds, pracão e deques.

Para aqueles que querem contato com a natureza, as dicas são Horto de Maruípe, Parque de Barreiros e Parque Pedra da Cebola.

Centro de Atendimento ao Turista

Os Centros de Atendimento ao Turista (CAT´s) localizados na praia de Camburi, na Ilha das Caieiras (Museu do Pescador) e nas Paneleiras de Goiabeiras terão funcionamento especial neste carnaval.

O CAT do Museu do Pescador funcionará das 11 às 15 horas, menos na segunda-feira (4), quando ficará fechado.

O espaço localizado em Camburi, anexo ao módulo do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), terá atendimento diário das 10 às 17 horas.

No que funciona nas Paneleiras, o atendimento acontecerá no sábado, segunda, terça e quarta-feira, das 8 às 17 horas. No domingo, não haverá atendimento.

Flávio Almeida
Atlântica Parque (Jardim Camburi
Atlântica Parque oferece opções para todos os públicos
Diego Alves
CAT - CENTRO DE ATENDIMENTO AO TURISTA PRAIA DE CAMBURI
Centro de Atendimento ao Turista na praia de Camburi vai funcionar todos os dias de Carnaval

Voltar ao topo da página