Notícias

Ministro da Saúde garante envio de mais doses de vacina contra a febre amarela

Publicada em 02/03/2017, às 12h18 | Atualizada em 02/03/2017, às 13h57

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Jaldecy Pereira


Diego Alves
Visita do ministro da saúde Ricardo Barros
Ministro Ricardo Barros visitou unidades de saúde ao lado do prefeito Luciano Rezende e da secretária Cátia Lisboa

"Não faltará vacina. Nós estamos com a cobertura vacinal bastante adiantada. A população de Vitória está agendando a vacinação on-line e, portanto, temos um bom desempenho. As prefeituras da Grande Vitória estão se mobilizando rapidamente para oferecer a vacina à população". Essas foram as palavras do ministro da Saúde, Ricardo Barros, em entrevista coletiva à imprensa durante sua visita a postos de vacinação contra a febre amarela na Grande Vitória, na manhã desta quinta-feira (2).

Segundo o ministro, a notificação de casos de febre amarela caiu de forma muito acentuada e o Espírito Santo já está vivendo um novo momento. Ricardo Barros elogiou o trabalho preventivo que vem sendo feito pela Prefeitura de Vitória e pediu que o prefeito Luciano Rezende estendesse o agradecimento e elogio aos demais servidores.

Segundo Luciano, a ação preventiva de vacinação durante o período de Carnaval adiantou bastante o trabalho. "Estamos fazendo a vacinação preventivamente na cidade. Já fizemos uma cobertura muito grande no Carnaval".

Nos três dias da ação - sábado (25), segunda (27) e ontem (1º) - foram imunizadas, no total, 34.580 pessoas. Além disso, 500 pessoas foram imunizadas na Ilha do Frade na sexta-feira (24).

Agradecimento

"Quero agradecer aos servidores da Prefeitura de Vitória e à população. Fizemos a vacinação de quase 35 mil pessoas no período do Carnaval, e adiantou bastante. Agora, a vacinação prossegue nas unidades de saúde o tempo todo até vacinar toda a população", disse o prefeito de Vitória.

Agendamento

Diego Alves
Visita do ministro da saúde Ricardo Barros
Meta da Prefeitura de Vitória é vacinar toda a população até o próximo dia 11

Luciano pediu para que as pessoas que fizeram o agendamento on-line e já tomaram a vacina no mutirão durante o Carnaval desmarquem seu agendamento. "No mesmo sistema do agendamento on-line existe o campo para desmarcar. Temos que fazer a liberação daquele horário para que outras pessoas possam agendar. E já tem muita gente fazendo isso", observou.

A secretária de Saúde de Vitória, Cátia Lisboa, acrescentou que a capital tem uma meta a ser atingida, mas não consegue atender a todos os moradores num dia só. Portanto, é bom que os moradores procurem as unidades de saúde gradativamente ao longo dos dias. "Nós não vamos conseguir atender todos num só dia. Nós temos vacina para toda a população, e pedimos compreensão dos moradores para que se diluam nos dias de oferta das unidades de saúde e nos pontos estratégicos espalhados pela cidade", disse Cátia.

Estabilidade

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, garantiu que o Espírito Santo já está numa situação mais estável, mas, segundo ele, é preciso ampliar a cobertura e fazer um cerco preventivo à doença. "A população deve comparecer aos postos e as prefeituras devem fazer o maior número de pontos de vacinação para evitar filas", considerou o ministro.

"A cada fato novo há uma reação. Se encontramos zonas de risco, nós protegemos a população. Então, são muitos exames sendo feitos e muitos óbitos sendo avaliados, e a cada novo dado nós tomamos a providência que o protocolo determina. Sempre que houver necessidade ampliaremos a base de vacinação", garantiu.

O ministro disse ainda que, em poucos dias, o Espírito Santo já terá a cobertura vacinal adequada de 95%. "É uma novidade para o Espírito Santo, que não estava no calendário de vacinação regular do Ministério. Nós temos 19 estados no Brasil que têm vacinação permanente de febre amarela, e o Espírito Santo entra agora. Portanto, tinha uma cobertura muito baixa, e o esforço dos prefeitos deve ser maior na vacinação", ponderou.


Voltar ao topo da página