Notícias

Memorial da Paz passará por restauro e terá gestão compartilhada

Publicada em 01/06/2017, às 18h26 | Atualizada em 02/06/2017, às 13h33

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Leonardo Vais


Carlos Antolini
PMV E O INSTITUTO BALEIA JUBARTE PARA GESTÃO COMPARTILHADA DO ESPAÇO GALERIA MEMORIAL DA PAZ
Vice-prefeito, Sérgio Sá, os secretários Luiz Emanuel e Francisco Grijó e o representante do Instituto Jubarte Eduardo Freitas assinaram o acordo

Construído como um marco da visita do Papa João Paulo II a Vitória, em 1991, o Memorial da Paz, localizado na praça da Papa, na Enseada do Suá, passará por restauro. 

Na tarde desta quinta-feira (1º de junho), aconteceu a apresentação do acordo de cooperação entre a Prefeitura de Vitória e o Instituto Baleia Jubarte para a gestão compartilhada da Galeria Cônego Maurício Mattos Pereira - Memorial da Paz, espaço propício para atividades culturais e exposições.

O acordo tem o objetivo de restaurar a galeria de arte do local, além de agregar ações de proteção ao meio ambiente marinho, sua biodiversidade e habitat no município de Vitória.

Fomento da cultura e do ecoturismo

André Sobral
Exposição de Servidores da PMV
Acordo tem o objetivo de restaurar a galeria de arte do Memorial da Paz, na praça do Papa

Para o vice-prefeito de Vitória, Sérgio Sá, a parceria será fundamental para potencializar ainda mais a praça do Papa. "Essa região é central em Vitória, e as pessoas dialogam com aquele espaço. Essa parceria vai potencializar excelentes frutos para o município. Uma iniciativa como essa terá um retorno muito grande para a cidade e para o fomento da cultura e do ecoturismo".

O secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, destacou a permanência da galeria ao lado do espaço dedicado ao ecoturismo. "O Instituto Baleia Jubarte, que tem um viés ecológico, social, cultural e turístico, vai ampliar a galeria destinada aos artistas capixabas. Vai potencializar, assim, não apenas o espaço, mas também a arte, em um espaço muito importante para cultura da cidade".

O secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Luiz Emanuel, destacou a importância ambiental da parceria. "Vitória recebe com muito carinho essa parceria com o Instituto baleia Jubarte. Ninguém pode pensar em uma cidade desenvolvida e livre de preconceito se não for para cuidar da sua vida em todas as formas".

Gestores

A solenidade aconteceu na sala de reuniões anexa ao gabinete do prefeito e contou com a participação do vice-prefeito de Vitória, Sérgio Sá, do secretário de Cultura, Francisco Grijó, do secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Luiz Emanuel, da secretária de Governo, Elisabeth Endlich, do subsecretario de Turismo, Felipe Ramaldes, do diretor-executivo do Instituto Baleia Jubarte, Eduardo Freitas, do oceanógrafo do Instituto Tamar Paulo Rodrigues, Thiago Ferrari (Instituto Canal), do presidente do Conselho Municipal de Cultura, Tinoco dos Anjos, além de representantes das secretarias de Cultura (Semc) e de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre).


Voltar ao topo da página