Notícias

Mais de 500 famílias receberam o cartão Vix + Cidadania neste sábado (20)

Publicada em 20/04/2024, às 13h10

Por Mariana Santos (mssilvaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Pedro Vargas

Com a colaboração de Pedro Vargas


Jansen Lube
Para Andrea Silva Santos, de 45 anos, o cartão chegou em boa hora.
Para Andrea Silva Santos, de 45 anos, o cartão chegou em boa hora. (ampliar)
Jansen Lube
O benefício é concedido por meio de cartões magnéticos, do tipo vale-alimentação.
O benefício é concedido por meio de cartões magnéticos, do tipo vale-alimentação. (ampliar)

Dia de entrega e realização! Mais de 500 cartões do programa Vix + Cidadania foram entregues na manhã deste sábado (20), no Tancredão, levando felicidade e dignidade a várias famílias da capital.

Ao todo, 529 cartões foram entregues para assistidos dos territórios socioassistenciais dos bairros Consolação, Inhanguetá, Itararé, Maruípe, Praia do Canto e São Pedro II. Ao todo 4.565 famílias já integram o programa.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, expressou sua satisfação em realizar mais uma entrega.

"Ao longo desses mais de três anos de gestão, temos alcançado grandes conquistas para a cidade de Vitória. São inúmeros programas ativos que mudam a realidade das pessoas, mas sem dúvida o Vix + Cidadania é especial. Hoje podemos dizer que somos a cidade que abraça todos, a cidade que acolhe as pessoas, a cidade que cuida da população. Já são quase 22 mil pessoas contempladas por essa ação. Estamos perto de cinco mil famílias que tiveram as suas realidades transformadas. Hoje, aqui estamos reescrevendo a história de famílias que pouco ou nada têm. Esse é o nosso compromisso! É isso que nos move! Vamos em frente, atuantes, firmes e comprometidos com a erradicação da pobreza em nossa capital dando dignidade e resgatando o respeito que só a igualdade é capaz de trazer", declarou o prefeito.

Boa hora

Para Andrea Silva Santos, de 45 anos, o cartão chegou em boa hora. "Estou muito feliz com esse cartão. Vai ajudar muito a minha família. Agora vamos poder escolher um produto melhor pra comer, eu e meus filhos. A Prefeitura está de parabéns por essa ação que muda a vida da gente", declarou.

Fim da fome

Para Maria Sueli Pereira Costa, de 60 anos, o benefício traz alimento básico para o seu lar.

"Eu nem acredito que fui contemplada, porque ultimamente eu tenho passado por muitos apertos e, quando me ligaram pra falar que eu ia receber esse cartão, foi uma alegria assim, ímpar, que não tem como explicar. Eu sou muito grata por esse cartão , que vai ter uma serventia enorme! São barrigas que não vão sentir mais fome", disse , emocionada.

Dignidade

Afastado do trabalho por motivos de saúde, Valmir Nascimento Santos, de 58 anos, atendido pelo Cras de São Pedro, vê no cartão um "respiro" em um momento difícil.

"Pra mim a chegada desse cartão é muito boa, né? É um cartão que me permite escolher o que quero comprar... É muito bom, porque o exercício da minha profissão, que é pintor, eu tive que parar porque sofri quatro desmaios que me levaram à UTI. Estou fazendo vários tipos de exames pra ver o que está acontecendo e enquanto não descubro estou com a minha renda comprometida", explicou.

Os munícipes puderam aproveitar pipoca, algodão-doce, picolé, pula-pula e castelão. O artista Jean da Viola também esteve animando o público com muita música.

Benefício

O Vix + Cidadania é um programa de transferência de renda focado na segurança alimentar e nutricional, instituído pela Lei Nº 9.861/2022 e regulamentado pelo decreto nº 21.156/2022.

Cartões

O benefício é concedido por meio de cartões magnéticos, do tipo vale-alimentação. O cartão funciona em estabelecimentos conveniados da capital, movimentando a economia local. Os estabelecimentos credenciados não podem cobrar taxas extras ao valor da compra. Em caso de irregularidades, é possível denunciar por meio do 156.

Erradicação da extrema pobreza

Com a instituição do Vix + Cidadania, Vitória passou a ser a primeira capital a erradicar a extrema pobreza e vai beneficiar todas as famílias nessa condição que possuem registro atualizado no CadÚnico (Cadastro Único) e, prioritariamente, que não são contempladas pelos programas dos governos federal e estadual.

As famílias foram selecionadas a partir dos critérios estabelecidos na Lei Municipal 9861/2022: ser residente e morador de Vitória; estar em situação de extrema pobreza, pobreza ou violação de direitos; estar inscrito no CadÚnico, atualizado há menos de dois anos; e estar registrado no sistema da Assistência Social de Vitória.

Jansen Lube
Afastado do trabalho por motivos de saúde, Valmir Nascimento Santos, estava ansioso pela entrega.
Afastado do trabalho por motivos de saúde, Valmir Nascimento Santos, estava ansioso pela entrega. (ampliar)
Jansen Lube
Ao todo, 529 cartões foram entregues na manhã deste sábado (20).
Ao todo, 529 cartões foram entregues na manhã deste sábado (20). (ampliar)

Voltar ao topo da página