Notícias

Maioria das unidades básicas de saúde recebe nota acima de 9 em 2018

Publicada em 08/01/2019, às 15h21 | Atualizada em 08/01/2019, às 15h22

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Atendimento em Unidade de Saúde
Pacientes podem avaliar atendimentos e serviços nos equipamentos da rede municipal de saúde

A população avaliou mês a mês a qualidade dos atendimentos de saúde na capital em 2018 e a maioria das Unidades Básicas de Saúde (UBS) recebeu nota acima de 9, o que significa o conceito de excelência dos usuários. A média no ano passado foi de 9,07.

Os Centros de Especialidades Médicas (Vitória e São Pedro) também tiveram aprovação de mais de 90% dos pacientes.

No último mês do ano, os serviços receberam o conceito "ótimo/excelente" e "bom/muito bom" de 91,66% dos usuários da rede municipal de saúde. 

Unidades Básicas de Saúde

Ao todo, o município tem 29 Unidades Básicas de Saúde e, no mês de dezembro, 25 delas tiveram nota acima de 9: Bairro República, Jesus de Nazareth, Praia do Suá, Ilha de Santa Maria, Itararé, Santa Luiza, Vitória, Bairro do Quadro, Maruípe, Andorinhas, Santo André, Jardim da Penha, Santo Antônio, Bonfim, Fonte Grande, Maria Ortiz, Alagoano, Jabour, Jardim Camburi, Forte São João, Ilha do Príncipe, São Cristóvão, Santa Martha, Conquista/Nova Palestina e Consolação.

Samira Gasparini
Fachada US Bairro República
US do Bairro República recebeu a melhor avaliação de dezembro, ficando com nota 9,6

A US do Bairro República recebeu a melhor avaliação de dezembro, ficando com nota 9,6. Na média do ano, a unidade com melhor resultado foi a de Santa Luzia, com nota 9,39.

Centros Municipais de Especialidades (CME’s)

A nota média do ano de 2018 para os Centros Municipais de Especialidades Vitória e São Pedro ficou acima de 9. No mês de dezembro, o CME Vitória ficou com 9,4 e o de São Pedro, 9,28.

Pronto-Atendimentos

Os Pronto-Atendimentos (PA´s) de São Pedro e da Praia do Suá foram considerados “bons/muito bons” pelos usuários dos serviços, recebendo a nota 8,1 no mês de dezembro de 2018.

Sistema

Para garantir a qualidade dos serviços da rede municipal de saúde, a Prefeitura de Vitória disponibiliza aos usuários o Sistema de Avaliação de Atendimento por SMS. O objetivo é conhecer a opinião dos pacientes em relação aos serviços e atendimentos prestados na capital.

O sistema, que é monitorado pela Gerência de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), permite ao usuário avaliar quantitativamente e qualitativamente todos os atendimentos de saúde. A partir dessas notas, a Semus identifica possíveis problemas e adota medidas de correção para a melhoria da gestão dos serviços.

Por isso, 24 horas após cada atendimento, o usuário recebe no celular um torpedo para avaliá-lo com uma nota ou qualificá-lo em forma de texto.

A secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, explicou que as notas de avaliação melhoraram ao longo do ano. "Como analisamos o resultado todo mês, temos a chance de perceber onde estamos bem e onde podemos melhorar. Essas notas refletem o empenho e o comprometimento das equipes com o bom atendimento à população", afirmou.


Voltar ao topo da página