Notícias

Linha Verde: motoristas e usuários aprovam faixa exclusiva

Publicada em 15/03/2018, às 16h48

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Isabela Fernandes
Isabela Fernandes afirmou que a Linha Verde beneficia quem anda de ônibus todos os dias e diminui o tempo de viagem
Diego Alves
Alcebíades Ramos
Motorista de ônibus Alcebíades Ramos ponderou que a faixa exclusiva está sendo fundamental em horários de pico

Quem diariamente depende do transporte coletivo, sobretudo nos horários de maior movimento no trânsito, faz muitos elogios à Linha Verde. A faixa exclusiva para ônibus, vans e táxis na avenida Dante Michelini, que passou a funcionar desde a última segunda-feira (12), tem como objetivo priorizar o transporte coletivo, garantido o fluxo livre na via.

Para a cabeleireira Iolanda Alves, 46 anos, que todos os dias pega ônibus no horário de pico em Camburi, a Linha Verde representa equilíbrio para o trânsito, uma vez que prioriza o deslocamento das pessoas que estão em transportes coletivos. "Eu aprovo a Linha Verde pois percebo que ela está dando mais fluidez ao tráfego de ônibus nos horários mais movimentados. Aprovo os corredores exclusivos e acredito que a cidade deveria ter também Linha Verde na Reta da Penha e na avenida Fernando Ferrari".

A engenheira ambiental Isabela Fernandes, 26, também achou positiva a ação. "Ficou muito bom para quem anda de ônibus todos os dias e diminuiu o tempo de viagem. Aprovo mais projetos assim".

A doméstica Ilza da Silva Andrade, 44, disse que a diminuição do tempo de viagem é perceptível. "Estou achando maravilhoso. Não tenho do que reclamar".

Coletivo

O secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Tyago Hoffmann, destacou que o principal motivo da Linha Verde é priorizar o transporte coletivo e melhorar a mobilidade de quem depende do sistema diariamente.

"Mesmo com uma faixa a menos para que os veículos pequenos trafeguem, o benefício é para a sociedade. Temos uma cultura de uso de carro, mas é preciso priorizar o transporte coletivo", disse o secretário.

Ele também avaliou o sistema. "O trânsito está fluindo sem retenções no decorrer da Linha Verde. Desde quando ela foi implantada, na segunda-feira (12), tivemos dois sérios acidentes na região no horário de pico, os quais acabaram gerando reflexos no trânsito na cidade. Vamos continuar avaliando a faixa exclusiva e adotar as melhorias necessárias".

Diego Alves
Devanildo Barbosa
Devanildo Barbosa ressaltou que a Linha Verde permite que os coletivos passem nos pontos nos horários corretos
Diego Alves
Jefté Ribeiro de Azeredo
Motorista de van escolar Jefté diz que Linha Verde ajuda muito os profissionais na hora de deixar estudantes nas escolas e em casa

Motoristas

A Linha Verde também é aprovada por motoristas de ônibus, táxis e vans, veículos que têm permissão para trafegar no trecho. Motoristas de ônibus, que precisam cumprir horários de chegada e saída dos coletivos, dizem que a implantação do sistema de mobilidade urbana está contribuindo para que eles façam seu trabalho dentro dos prazos estabelecidos.

"A Linha Verde agiliza o trânsito e faz com que a gente consiga passar pelos pontos de ônibus no horário, sem deixar passageiros esperando", garantiu Devanildo Barbosa, 41, motorista de ônibus municipal de Vitória.

Para o motorista de ônibus Alcebíades Ramos, 52, a faixa exclusiva está sendo fundamental em horários de pico. "A locomoção está mais ágil nesses horários de trânsito mais intenso. Acho a faixa necessária para dar mais fluidez ao tráfego".

Táxis e vans

"Está sendo ótimo para os taxistas. Com uma faixa livre, o tempo de viagem está diminuindo, o que também é bom para os passageiros, que conseguem chegar mais rápido aos seus destinos. Acho que mais faixas como essa melhorariam muito a vida de quem precisa se deslocar pela cidade, como os taxistas e passageiros", afirmou o taxista Gilmar Custódio dos Santos, de 38 anos.

Colega de profissão de Gilmar, Cosme Ribeiro, 41, já passou pela Linha Verde conduzindo seu táxi e também como passageiro de ônibus. "Percebi que o tempo de viagem de ônibus diminuiu muito. Linhas de ônibus que passam pela praia de Camburi estão andando dentro do horário".

"Acho que a Linha Verde vai ajudar muito aos motoristas de vans escolares que precisam deixar estudantes nas escolas e em casa. Faz o trânsito andar", disse o motorista de van escolar Jefté Ribeiro de Azeredo, 35.

Funcionamento

A Linha Verde funciona entre o píer de Iemanjá e o cruzamento da Dante Michelini com a avenida Norte-Sul (sentido Jardim Camburi), numa extensão de 3,8 quilômetros, e está destinada exclusivamente a ônibus, táxis e vans, de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas.

Diego Alves
Cosme Ribeiro
Taxista Cosme Ribeiro aprovou o sistema e disse ser benéfico para agilizar viagens de passageiros
Diego Alves
Gilmar Custódio dos Santos
Taxista Gilmar Custódio dos Santos sugeriu estender a Linha Verde para outros corredores de Vitória

Voltar ao topo da página