Notícias

Lideranças religiosas visitam equipamentos da Prefeitura

Publicada em 19/05/2017, às 15h39

Por Kennya Gava, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Tour lideranças religiosas - sub ti
Prefeito levou lideranças religiosas para conhecer as instalações do prédio inteligente da Sub-TI
Diego Alves
Tour lideranças religiosas - vídeo monitoramento
Lideranças também conheceram como funciona a Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal

Tendo como guia o prefeito Luciano Rezende, algumas lideranças religiosas visitaram, na manhã desta sexta-feira (19), equipamentos públicos da Prefeitura de Vitória. O tour, que faz parte de uma série de visitas promovidas pela município para lideranças de diversos setores, também contou com a participação do secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini.

O objetivo é mostrar "in loco" o funcionamento de alguns projetos desenvolvidos pela administração municipal e ouvir sugestões das lideranças. No roteiro, estavam o prédio inteligente da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI), a Central de Videomonitoramento da Guarda, a Fábrica de Ideias, a Unidade de Saúde do Bairro do Quadro, a Escola da Vida e a Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emefti) Eunice Pereira Silveira.

Durante o percurso, o prefeito apresentou ações do município. "Uma cidade inteligente presta melhores serviços para quem precisa e fica mais justa, humana e feliz", disse o prefeito, no início das visitas.

Avaliações

O padre Renato Paganini, da Paróquia da Ressurreição, em Goiabeiras, elogiou a iniciativa de levar lideranças para conhecer os projetos da Prefeitura. "Estou na cidade há pouco tempo e estou impressionado com o conhecimento e o domínio que o prefeito tem de cada equipamento e dos projetos e o entusiasmo dele. Ele fala como um gestor e um administrador preocupado com o bem da cidade", destacou.

O pastor Paulo Pereira Ricardo, da Igreja Batista, acredita que, conhecendo os projetos do poder público municipal, é possível pensar em novas parcerias. "Achei muito positivo, algumas coisas eu não conhecia, e a visita traz esse conhecimento para que a gente possa pensar em novas possibilidades de parcerias para as comunidades".

Prédio da Sub-TI

O subsecretário de Tecnologia da Informação, Márcio Passos, recebeu as lideranças no novo espaço da pasta, em Bento Ferreira, e explicou o funcionamento da unidade. "É o primeiro prédio inteligente da Prefeitura. A gente tem tecnologias de ponta aqui, fazemos o reúso da água dos aparelhos de ar-condicionado, temos gerador próprio e o ambiente é 100% acessível. A nova sede abriga todos os sistemas da administração municipal, como Recursos Humanos, Educação, Saúde, Geoprocessamento, Tributário, Financeiro e Contábil".

Videomonitoramento

Já na Central de Videomonitoramento da Guarda, na Ilha de Santa Maria, o grupo de lideranças religiosas era aguardado pelo secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, que falou sobre o trabalho de operar e monitorar - 24 horas por dia - 160 câmeras espalhadas por 50 bairros da capital. "O videomonitoramento conta com o trabalho de 70 agentes da Guarda Municipal. Além de fazer todo o acompanhamento do trânsito e a parte da segurança, a central também é fundamental para o funcionamento do Botão do Pânico, um case muito bem-sucedido de proteção a vítimas de violência doméstica. Por meio das câmeras, são flagradas várias situações de crimes e, daqui mesmo, os agentes alertam a Polícia Militar ou a própria Guarda e essas pessoas são conduzidas para a delegacia".

Diego Alves
Tour lideranças religiosas - pastor
Pastor Paulo Pereira destacou que é possível pensar em novas parcerias com a PMV após conhecer os equipamentos
Diego Alves
Tour lideranças religiosas - Escola da vida
Na Escola da Vida, lideranças ouviram depoimentos de pessoas que já viveram nas ruas da capital e mudaram de vida a partir de ações do local
Fábrica de Ideias

A Fábrica de Ideias, em Jucutuquara, foi o terceiro equipamento visitado pelas lideranças. O prefeito explicou como surgiu a iniciativa, que funciona desde 2015. "É um espaço onde funcionou, há muitos anos, uma fábrica de sacaria de juta, foi desativada e, depois, seria transformada em Fábrica do Trabalho. Quando assumimos, discutimos a viabilidade disso e decidimos que seria uma Fábrica de Idéias, uma área de inovação, de tecnologia e de economia criativa", afirmou Luciano.

O local foi apresentado pelo secretário de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling, pelo gestor da Fábrica de Ideias, Marcilio Riegert, e por Sérgio Zavaris, diretor de Extensão do campus Vitória do Ifes, que tem parceria com a Prefeitura.

US do Quadro

Seguindo o tour, a secretária de Saúde, Cátia Lisboa, apresentou as instalações da Unidade de Saúde do Bairro do Quadro. "Atendemos uma população de 8,5 mil pessoas desse território e temos várias especialidades, farmácia e odontologia. O sistema de saúde de Vitória é avaliado pelos pacientes através de torpedo de celular e essa unidade tem uma média de 8,90, um índice de excelência e satisfação".

Escola da Vida

A Escola da Vida, localizada na Grande São Pedro, já ajudou a transformar a vida de dezenas de pessoas em situação de risco social e foi o quinto local de visita desta sexta-feira (19). Em uma das salas de aula, as lideranças ouviram depoimentos de pessoas que já viveram nas ruas da capital e, com o trabalho de empreendedorismo desenvolvido na Escola da Vida, atualmente estão novamente inseridos no mercado de trabalho.

Emefti Eunice Pereira

O último equipamento visitado foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral Eunice Pereira, em Tabuazeiro. Acompanhados da secretária de Educação, Adriana Sperandio, alunos da Emefti apresentaram os projetos e o funcionamento da unidade. O grupo percorreu salas de aula, música, biblioteca e laboratórios de informática.

Diego Alves
Tour lideranças religiosas - US
Tour também incluiu uma visita à Unidade de Saúde do Bairro do Quadro, onde grupo também visitou a farmácia
Diego Alves
Tour lideranças religiosas
Alunos da Emefti Eunice Pereira Silveira apresentaram os projetos e o funcionamento da unidade

Voltar ao topo da página