Notícias

Inscrições abertas para seminário sobre trabalho dos catadores de recicláveis

Publicada em 03/11/2014, às 12h02

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Elizabeth Nader
Jose na rotina de trabalho dos catadores na ASCAMARES
Trabalho desenvolvido pelos catadores de materiais recicláveis garante o sustento de muitas famílias na capital

Com a proposta de debater as ações de desenvolvimento planejado e sustentável e discutir a importância da reciclagem para o meio ambiente, será realizado, no próximo dia 10 (segunda-feira), das 8 às 16 horas, o I Seminário dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória, no auditório da Assembleia Legislativa, na Enseada do Suá.

As inscrições já estão abertas e vão até esta sexta (7). Para se inscrever, é necessário enviar um e-mail para seminariocatadores@gmail.com, informando nome completo e instituição em que trabalha, estuda ou realiza pesquisa. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3382-6363 e 3315-2648.

Na programação, haverá momento cultural com os catadores, mesa-redonda sobre "Política Nacional de Resíduos Sólidos" e exposição da Secretaria Municipal de Serviços (Semse) sobre os avanços na coleta seletiva em Vitória.

Oportunidade

O evento também será uma oportunidade para apresentar o trabalho desenvolvido na capital na área da coleta seletiva.

Leane Barros
Material Reciclável Ascamare
Catadores contribuem para a coleta seletiva e a destinação final dos resíduos

Em Vitória, as Associações dos Catadores de Material Reciclável (Ascamare) e de Catadores de Material Reciclável da Ilha de Vitória (Amariv) contam com o apoio da Prefeitura. No total, são 50 associados que tiram, em média, um salário mínimo por mês.

Inclusão

A inclusão social de catadores de materiais recicláveis nas ações de coleta seletiva também será discutida durante o evento.

Esses trabalhadores são importantes para reciclagem, pois atuam há anos com a coleta, a classificação e a destinação dos resíduos, permitindo o seu retorno à cadeia produtiva.

O trabalho desenvolvido por eles reduz os gastos públicos com o sistema de limpeza pública, aumenta a vida útil dos aterros sanitários, diminui a demanda por recursos naturais e fomenta a cadeia produtiva das indústrias recicladoras com geração de trabalho.


Voltar ao topo da página