Notícias

Inscrição aberta para curso de condutores de observadores de aves

Publicada em 09/11/2018, às 13h11 | Atualizada em 09/11/2018, às 14h01

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Vista da Pedra dos Dois Olhos no Parque Municipal da Fonte Grande
Curso é voltado para profissionais que atuam ou desejam atuar com o turismo de observação de aves

Estão abertas as inscrições para o curso "Condutores de Observadores de Aves", que dá oportunidade de negócios aos empreendedores e fornece informações que auxiliam no planejamento para implantação da atividade. O curso contém, além de aulas teóricas e práticas, orientação individual aos participantes.

Podem participar pequenos negócios que ofertam produtos e operam serviços nas diversas atividades econômicas do segmento de ecoturismo e turismo de aventura no Estado, em especial, os meios de hospedagem, profissionais de turismo e unidades de conservação que atuam ou desejam atuar com o turismo de observação de aves.

As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas até a próxima quarta-feira (14) clicando aqui. A relação dos selecionados será divulgada via e-mail e pelo site da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), no dia 16 de novembro. O curso ocorrerá entre os dias 26 a 30 de novembro, no Parque da Fonte Grande. 

Vagas

No total, são 20 vagas, sendo que haverá lista de espera e análise prévia das informações dos candidatos. Caso haja maior quantidade de interessados, serão priorizadas, inicialmente, as vagas para os inscritos/participantes do Espírito Santo e que já atuam no Parque da Fonte Grande.

Material

A organização recomenda que quem possui máquina fotográfica ou binóculo leve esses equipamentos para as aulas práticas. Porém, não é obrigatório para a participação.

Também é recomendado o uso de roupas confortáveis e adequadas ao clima da estação, com calça comprida, calçados adequados para caminhada e boné (ou chapéu), além de mochila ou similar contendo capa de chuva e casaco, protetor solar, repelente, medicamentos de uso pessoal (para alérgicos a picadas de insetos levar a medicação de costume), cantil ou garrafa de água e lanterna.

Parceria

O curso é uma parceria entre a Prefeitura de Vitória, por meio da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae-ES).

Conteúdo programático

Aula teórica: Histórico da observação de aves, ecossistemas locais e avifauna da região, migração, conservação das aves, técnicas de reconhecimento em campo, identificação das aves, ética profissional e técnica profissional do guia ornitológico, equipamentos, bibliografia especializada, básico de gravação e fotografia em campo, frugivoria e jardim das aves. organização de dados e birdlist e roteiros para observação de aves na região.

Aula prática: Reconhecimento do ambiente visitado e identificação das espécies ocorrentes, utilização de equipamentos, registro das espécies locais, condução adequada de observadores de aves e criação de lista pessoal das aves observadas.

Metodologia 
Dia 1 – Aulas teóricas, das 8h às 12h e 13h às 17h;
Dia 2 – Aula prática com saída de campo, das 5h30 às 12h30, com o tema “Aves crepusculares e diurnas”.
Dia 3 – Aula prática com saída de campo, das 13h às 21h, com o tema “Aves vespertinas e noturnas”.
Dia 4 – Aula teórica, das 8h às 12h; e aula prática com saída de campo, das 14h às 18h, com o tema “Aves aquáticas”.
Dia 5 – Aula prática com saída de campo, das 6h às 10h, e aula teórica, das 13h às 17h.

Mais informações
Sebrae: (27) 3041-5521 - Rafaela
Setur: (27) 3636-8013 - Thainá


Voltar ao topo da página