Notícias

Idosos da capital ganham mais quatro academias populares em setembro

Publicada em 27/08/2010, às 10h59

Por Luana Amorim, com edição de Deyvison Longui


Marcos Salles
Inauguração Academia Popular da Pessoa Idosa
Os aparelhos são de baixo impacto e simulam atividades do cotidiano das pessoas, como caminhadas, remada, alongamento, entre outros

No mês de aniversário da cidade, setembro, quem ganhará o presente são os idosos da capital.

Serão inauguradas quatro novas Academias Populares da Pessoa Idosa. As academias serão instaladas no Centro, no Parque Baía-Noroeste, em São Pedro; na Praça dos Desejos, na Praia do Canto; e no Horto de Maruípe, em Maruípe.

Até o final do ano serão 20 academias instaladas em todo o município. Segundo o secretário municipal de saúde, Luiz Carlos Reblin, o município vem incentivando os moradores a prtáticarem atividade física e, para isso, oferece diversos serviços. "

Temos 11 módulos do Serviço de Orientação ao Exercício, um SOE Móvel, que circula pelos bairros, e três academias populares, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e, até o final de 2010, teremos 20 Academias Populares para a Pessoa Idosa”, ressaltou.

Os aparelhos são de baixo impacto e simulam atividades do cotidiano das pessoas, como caminhadas, remada, alongamento, entre outros. “Os exercícios podem ser praticados por todos. São atividades corriqueiras, o que facilita a prática da atividade física”, disse o secretário.

Marcos Salles
Inauguração da Academia Popular da Pessoa Idosa
Até o final do ano serão 20 academias instaladas em todo o município

Ainda de acordo com Reblin, a prática de atividade física reduz o consumo de medicamentos e pode auxiliar na redução das doenças crônicas, que, atualmente, atingem principalmente os idosos.

"Um dos maiores desafios é contribuir para que mais pessoas envelheçam com o melhor estado de saúde possível, apesar das progressivas limitações que o idoso possa ter na sua capacidade funcional", aponta.

O secretário lembra que Vitória se destacou mais uma vez como a cidade onde mais se pratica atividade física no país, segundo a pesquisa Vigitel do Ministério da Saúde.

“Cerca de 15% da população de Vitória pratica atividade física regularmente e queremos aumentar ainda mais este índice”, convoca.


Voltar ao topo da página