Notícias

Identidade Jovem garante meia-entrada e gratuidade em viagem interestadual

Publicada em 20/01/2017, às 16h51 | Atualizada em 20/01/2017, às 16h57

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Ônibus interestadual
Jovens com idades entre 15 e 29 anos cadastrados no Identidade Jovem têm direito a gratuidade ou desconto nas viagens interestaduais

Gestores, técnicos, educadores sociais e representantes de instituições que atuam em projetos e ações voltados para os jovens de Vitória participaram, nesta sexta-feira (20), de uma reunião ampliada para conhecer e discutir estratégias de divulgação do Identidade Jovem (ID Jovem) junto ao seu público.

O documento possibilita aos jovens com idades entre 15 e 29 anos o acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no decreto 8.537/2015.

Para ser beneficiado pelo ID Jovem, porém, é preciso se enquadrar em alguns requisitos, como ser pertencente a família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscrição no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

Acesso a direitos

Divulgação Semcid
Reunião do ID Jovem
Equipes se reuniram para discutir estratégias de divulgação do ID Jovem

A chefe de equipe da Gerência de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), Aline Passos de Oliveira, destaca que o ID Jovem garante a milhões de brasileiros um maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude.

"Após intensa mobilização da juventude, conseguimos esta importante conquista. Com essa capacitação das equipes e dos gestores que atuam junto aos jovens da capital, o acesso desse público aos seus direitos será ainda mais difundido, garantindo, assim, a inclusão social e validação do Estatuto da Juventude", destaca.

Cadastro

Para se cadastrar no ID Jovem, basta acessar o site www.caixa.gov.br/idjovem ou baixar o aplicativo ID Jovem no smartphone. Em caso de dúvidas, basta procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) mais próximo ou os equipamentos de juventude de Vitória,  como Centro de Referência da Juventude (CRJ), coletivos do Projovem, Núcleo Afro Odomodê e Casa da Juventude. Informações no telefone 3382-6662.

Confira os benefícios do ID Jovem

Cultura, lazer e esporte: com a ID Jovem, fica assegurado o pagamento de meia-entrada (50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral) em eventos artístico-culturais e esportivos.

Transporte: São reservadas por viagem duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros. Depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens.

O benefício vale para ônibus, trem e embarcação. O transporte tem que ser interestadual, ou seja, entre estados diferentes. Não vale para deslocamentos entre municípios ou dentro do município.

A reserva de assentos para os jovens é válida até 3 horas antes da partida do transporte. Para mais informações, acesse a seção de dúvidas ou confira as regras contidas no decreto 8.537/2015.


Voltar ao topo da página