Notícias

Ícones da Cultura Capixaba são vendidos na feira da praça dos Namorados

Publicada em 08/12/2017, às 14h09

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Ícones da Cultura Capixaba
Barcos da Festa de São Pedro confeccionados na oficina serão vendidos na praça dos Namorados

Os alunos da oficina do núcleo produtivo dos Ícones da Cultura Capixaba vão comercializar os seus produtos na feira de artesanato da praça dos Namorados, na Praia do Canto, nestes sábado (9) e domingo (10), a partir das 18 horas.

A formação contou com a participação de 12 alunos e aconteceu no ateliê do mestre Valdomiro Salles, em Goiabeiras, e no Museu Histórico da Ilha das Caieiras "Manoel dos Passos Lyrio" (Museu do Pescador), na Ilha das Caieiras.

A proposta foi potencializar o processo criativo de diferentes comunidades por meio do artesanato. As aulas foram ministradas pelo artista Wander Silva de Oliveira, popularmente conhecido como "Sagrilo", e propuseram o ensino e a produção desses produtos, em formato de souvernirs utilitários.

As peças de confecção artesanal representam a identidade da cultura capixaba. Entre os ícones que são desenvolvidos nas aulas, estão o mastro de São Benedito, estandartes, barco da Festa de São Pedro, tambor e casaca. Na oficina são utilizados materiais reaproveitados de caixas de feiras, retalhos e outros refugos, primando pelo compromisso ambiental.

"Estamos dando continuidade ao fomento da tradição, por meio de atividades como os ícones populares, símbolos da história da cidade. Dessa forma, fortalecemos a cultura popular do município", disse Lena Côgo, coordenadora do projeto Circuito Cultural.


Voltar ao topo da página