Notícias

Guarda Municipal dá dicas de segurança para as compras de fim de ano

Publicada em 13/12/2017, às 15h01

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Wilbert Suave Silva
Fachada loja Big 10 Centro de Vitória
Consumidores devem ficar atentos a dicas de segurança para não serem vítimas de assaltos e furtos na região de estabelecimentos comerciais

Dezembro é marcado por um intenso período de compras para o Natal, confraternizações com colegas de trabalho e familiares e ceias de fim de ano. Por isso, a Guarda Municipal dá algumas orientações para que o consumidor faça suas compras com segurança.

Andar em vias movimentadas com o celular à mostra pode incentivar a ação de pessoas mal-intencionadas. Os consumidores devem ficar sempre alerta para as movimentações suspeitas, como empurrões e esbarrões, e, ao mesmo tempo, precisam procurar sempre um lugar seguro para responder a mensagens e atender ligações.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, é bom ter cuidado para não transformar as compras natalinas em dor de cabeça. "Nesta época do ano, é importante que as pessoas estejam ainda mais precavidas com relação aos seus objetos para evitar algum tipo de furto ou assalto. É importante ter a atenção redobrada".

"O infrator está sempre de olho na pessoa distraída com sacolas de compras, bolsas e, principalmente, aquelas que estão falando ao celular", apontou Rafael Barcelos, coordenador da Guarda Municipal.

Veículos

Com relação a automóveis estacionados na rua, a orientação é não deixar compras à vista nos bancos, como sacolas, bolsas e caixas. A dica é guardar as peças sempre no porta-malaso. Também é recomendável que as compras sejam feitas com cartões de crédito e débito.

Dicas
  • Atenção: veja a movimentação ao seu redor. Tenha cuidado especial ao sair e entrar em agências bancárias e lojas;
  • Programar-se com antecedência: tente não deixar todas as compras para o mesmo dia. Pessoas com muitas sacolas chamam mais atenção;
  • Leve apenas o necessário: dinheiro, cartões, celular, documentos;
  • Carteira: homens devem evitar levá-la nos bolsos de trás da calça. Também não é aconselhável abri-la ou manusear dinheiro na rua;
  • Dividir o dinheiro: não deixe tudo na carteira. Guarde um pouco em lugares acessíveis;
  • Celular: só dentro das lojas. Se precisar utilizá-lo, entre em algum estabelecimento;
  • Companhia: se possível, não vá às compras desacompanhado;
  • Bolsa e mochilas: devem ser carregadas na parte da frente, e nunca atrás.

Voltar ao topo da página