Notícias

Grupo de idosos da US Maruípe estimula capacidade funcional e socialização

Publicada em 20/04/2018, às 16h58

Por Milene Miguel, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semus
Grupo de idosos da US Maruípe
Idosos participam de dinâmicas no grupo da Unidade de Saúde de Maruípe
Divulgação Semus
Grupo de idosos da US Maruípe
Idosos fizeram atividades lúdicas para estimular sua capacidade funcional e cognitiva

A fim de promover o envelhecimento ativo e saudável, a Unidade de Saúde (US) de Maruípe conta com o grupo de idosos "Mente Ativa", que tem quatro anos e conta com uma equipe multidisciplinar, composta por farmacêutica, assistente social, agentes comunitários de saúde e psicólogas.

Com atividades de convivência e socialização, o grupo se reúne quinzenalmente às sextas-feiras, das 8 às 10 horas, com dinâmicas que estimulam a cognição (bingos), confecção de trabalhos manuais e palavras cruzadas. Na manhã desta sexta (20), os idosos fizeram atividades lúdicas para estimular sua capacidade funcional e cognitiva.

"Utilizamos como elemento lúdico o caça-palavras, o jogo dos erros e o labirinto. Estudos associam essas atividades a uma forma não farmacológica de prevenir o declínio mental do idoso", explicou o diretor da US, Marcello Freicho Prucoli.

Outras atividades para idosos

UBS Resistência

Em março de 2014, iniciou grupo de idosos com o objetivo de oportunizar um espaço de escuta e compartilhar vivências do cotidiano familiar e comunitário.

O grupo é coordenado por assistente social e enfermeira, que oportunizam a participação de outros profissionais da UBS a partir da temática proposta para os encontros, que acontecem na última segunda-feira do mês, às 14 horas. Contatos: 3223-4851 / 3382-6763.

UBS São Cristóvão

A unidade realiza a "Oficina de Talentos", que é destinada a adultos e idosos. Trata-se de um espaço destinado a pessoas que fazem acompanhamento nas diferentes áreas profissionais e em algum momento manifestaram o desejo de integrar-se ao convívio social e não conseguiram, seja por falta de vontade ou de oportunidade.

Algumas delas relatam ociosidade, solidão, abandono familiar, entre outras situações, o que muitas vezes pode mascarar um mal silencioso, como a depressão.

A equipe multiprofissional conta com assistente social e psicóloga e terá também fonoaudióloga e enfermeira. Os encontros ocorrem às sextas-feiras, das 9h30 às 11 horas. Contatos: 3345-8965 / 3345-8422.

UBS Itararé

A unidade realiza o grupo "Vida Longa", cujo objetivo é dar maior qualidade de vida, bem-estar e manutenção da autonomia de pessoas acima de 60 anos de idade. São utilizadas técnicas e estratégias específicas para tentar evitar quedas e fraturas.

Também são aplicados testes para avaliação da funcionalidade. Os encontros acontecem às terças e quintas, na parte da manhã. Contatos: 3381-6905 / 3381-6901.

UBS Santa Luiza

Existem os grupos de mosaico e de artesanato e a oficina terapêutica, além de alongamento. Também há grupos de diabéticos e apoio ao tabagista. Contatos: 3135-3001 / 3135-3005.

UBS Vitória

São desenvolvidas atividades em Práticas Integrativas e Complementares (PIC's): do-in, Gira Vida, treinamento perfumado (xiang gong) e dança circular. Os encontros acontecem às segundas-feiras, às 8 horas e às 8h30), na própria unidade, e às quartas e sextas, às 7h45 e às 8 horas, no Parque Moscoso. Contatos: 3132-2118/3132-5103.

Polo da Academia da Saúde do Parque Moscoso (vinculado à UBS Vitória)

As atividades são abertas ao público em geral, mas têm a predominância de idosos. No turno matutino, são realizadas aulas de alongamento e ginástica localizada, de segunda a sexta, às 7 horas; ioga, às quintas, às 8 horas; e circuito na areia, às segundas e quartas, às 6h30.

Polo Academia da Saúde Camburi II (vinculado à UBS Jardim Camburi)

São oferecidas aulas práticas corporais coletivas de alongamento, às terças e quintas, e ginástica localizada, às segundas, quartas e sextas, às 6h30 e às 7h30. Contatos: 3138-8130 / 3138-8131.

UBS Praia do Suá

Às terças, quintas e sextas, das 7 às 8 horas, existe o grupo de exercícios destinado à população em geral, mas com predominância de pessoas com idade acima de 60 anos. Contatos: 3382-6512 / 3382-6514

UBS Jesus de Nazareth

Conta com o grupo de ginástica e alongamento, de segunda a sexta, na parte da manhã. Contatos: 3382-6741 / 3382-6740.

Crai

O Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai) é um serviço especializado que oferece atendimento em geriatria e gerontologia, destinado a pessoas com idade acima de 60 anos. São atendidos moradores de Vitória com agravos de saúde que comprometem a capacidade funcional (autonomia e independência) por doenças não transmissíveis e incapacitantes comuns no envelhecimento, como parkinson, demências, acidente vascular cerebral, entre outras.

O Crai oferta atenção especializada em saúde do idoso e apoio matricial às equipes da Atenção Básica.

SOE Ilha de Monte Belo

As atividades são abertas ao público em geral, mas têm a predominância de idosos. No turno matutino, são realizadas aulas de alongamento, ginástica localizada, caminhada orientada e circuito, de segunda a sexta, às 7 horas.

UBS Ilha de Santa Maria

Aulas específicas para idosos com hipertensão, diabetes, obesidade ou alguma patologia osteoarticular. As atividades são realizadas após avaliação física. As aulas acontecem às quintas, às 10h30.


Voltar ao topo da página