Notícias

GGIM: ações da Guarda Municipal garantem ordem e segurança na capital em 2017

Publicada em 05/01/2018, às 12h47 | Atualizada em 05/01/2018, às 12h48

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Reunião GGIM
Reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal abordou principais ações da Guarda Municipal para garantir a ordem e a segurança na capital
Diego Alves
Reunião GGIM
Guarda Municipal apresentou balanço e números das atividades realizadas ao longo de 2017

Na primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de 2018, nesta última quinta-feira (4), na Prefeitura de Vitória, foram apresentados os dados, ações e ocorrências atendidas pelas gerências da Guarda Civil Municipal.

Divididas em Gerência de Formação e Atenção Psicossocial, Central Integrada de Operações e Monitoramento, Gerência de Operações e Fiscalização de Trânsito e Gerência de Proteção Comunitária, elas executam ações de prevenção à violência e à criminalidade na capital. Além disso, atuam de forma efetiva no monitoramento da cidade, por meio do sistema de videomonitoramento.

O secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, comentou a atuação dos agentes da Guarda Municipal nas comunidades. "A Guarda Civil Municipal de Vitória, além de garantir a segurança nas ruas da capital, trabalhando no combate à violência urbana e na fiscalização do trânsito, também orienta e ensina de forma lúdica crianças e adultos. Isso é fundamental para garantirmos os direitos dos cidadãos".

Lojistas

Estiveram presentes na reunião do GGIM Maurício Meireles e Sidney Ferreira, representantes da União dos Lojistas do Centro Histórico de Vitória, que puderam falar um pouco sobre a segurança dos comerciantes.

"Essa foi uma reunião muito produtiva para nós. Pudemos acompanhar como são realizadas as ações de segurança da Prefeitura de Vitória e conseguimos expor nossos anseios e preocupações", apontou Sidney Ferreira.

Gerência de Formação e Atenção Psicossocial

Em 2017, o órgão realizou nove palestras para cerca de 425 pessoas, dois cursos presenciais para 235 pessoas e 1.385 matrículas no Telecentro, que faz parte do programa de formação e atualização permanente dos agentes.

Além disso, houve participação no terceiro Simulado Nacional de Acidentes de Trânsito e no Simulado de Produtos Perigosos, 76 apresentações do Teatro de Bonecos e 63 ações da Guarda Cidadã nas Escolas, dentre outras atividades.

Central Integrada de Operações e Monitoramento

O sistema, que foi inaugurado em dezembro de 2011, conta atualmente com 235 câmeras de videomonitoramento. Durante o ano de 2017, ajudou em 142 investigações de casos e contribuiu com 324 ofícios respondidos a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Tribunal de Justiça e Ministério Público.

Foram acompanhadas também 4.244 ocorrências por meio do videomonitoramento, sendo 31% de ocorrências de trânsito, 22% assistenciais e 10% crimes contra o patrimônio.

Gerência de Operações e Fiscalização de Trânsito

Dando apoio à Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), houve 288 ações de combate ao transporte clandestino em Vitória. Além disso, foram realizadas 684 visitas a veículos abandonados, gerando, assim, 291 autos de constatações e, consequentemente, a retirada de 42 veículos pelos proprietários e a remoção de seis veículos por outra secretaria.

Também foram registradas 59.254 infrações de trânsito. Dentre as principais infrações de trânsito, estão: dirigir veículo segurando, manuseando ou utilizando telefone celular, com 11.263 autos de infração lavrados; estacionar em desacordo com a regulamentação do estacionamento rotativo, com 8.447; estacionar em local/horário proibidos pela sinalização, com 6.632; dirigir veículo usando calçado que comprometa a utilização dos pedais, com 4.314; e avançar o sinal vermelho, com 4.308.

Gerência de Proteção Comunitária

Em 2017, os agentes realizaram 17.532 atividades cotidianas nas mais diversas modalidades, como patrulhamentos preventivos a pé, com viaturas, com bicicletas (ciclopatrulhamento), com motocicletas (motopatrulhamento) e com quadriciclos. Dentre as atividades, estão: patrulhamento (52%); preventivo solicitado (19%); assistenciais (14%); Patrulha Escolar (8%), dentre outros. Houve também 77 participações nas ações do Comitê de Manutenção da Ordem Pública.

GGIM

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) reúne autoridades e representantes da Prefeitura, do Governo do Estado, do Ministério Público e do Judiciário para discutir ações visando à segurança e à ordem pública na capital.

Matérias relacionadas

Segurança: 235 câmeras monitoram ocorrências e trânsito na capital

Agentes da Guarda Municipal de Vitória previnem a violência na capital


Voltar ao topo da página