Notícias

Febre amarela: Semus realiza vacinação domiciliar em 21 bairros da capital

Publicada em 18/08/2017, às 13h54

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Nilzete - Profissional da Saúde
Vacina contra a febre amarela continua sendo oferecida em 28 unidades de saúde do município

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) estão realizando, desde o mês de julho, vacinação domiciliar contra a febre amarela. A busca ativa é realizada toda semana e contempla 21 bairros da capital que apresentaram baixa cobertura vacinal.

São estes: Andorinhas, Bairro de Lourdes, Maruípe, Santa Cecília, Santos Dumont, Jesus de Nazareth, Ilha de Santa Maria, Jucutuquara, Fradinhos, Santo Antonio, Mário Cypreste, Bela Vista, Bairro do Quadro, Vila Rubim, Santa Tereza, Fonte Grande, Piedade, Grande Vitória, Universitário, Jardim Camburi e Maria Ortiz. 

Além das equipes de agentes de endemias da Semus, a ação conta com a parceria dos alunos do curso de Enfermagem da faculdade Multivix e alunos do curso técnico de Enfermagem do Senac. Eles percorrem as residências e condomínios dos bairros com o objetivo de imunizar pessoas que ainda não receberam a vacina da febre amarela.

Reforço

Nos três próximos sábados, as equipes irão reforçar as visitas no bairro Jardim Camburi. A orientação é que os moradores recebam a equipe de sáude. "As pessoas que ainda não se vacinaram e não tiverem contraindicação poderão receber a vacina no momento da visita”, afirma a coordenadora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Tatiane Comerio. 

Ela lembra ainda que a vacina está disponível em 28 unidades de saúde do município: Andorinhas, Fonte Grande, Ilha das Caieiras, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Maruípe, Praia do Suá, República, Resistência, Santa Luiza, Santo André, Santo Antônio, Vitória/Parque Moscoso, Alagoano, São Pedro V, da Penha, do Quadro, Grande Vitória, Consolação, Ilha de Santa Maria, Ilha do Príncipe, Itararé, Jabour, Jesus de Nazareth, Maria Ortiz, Santa Martha, São Cristóvão e Forte São João.

Dados

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, já foram imunizados 327.438 moradores em Vitória, com cobertura vacinal de 98,3%. A meta é atingir 100% de uma população elegível para a vacina, estimada em 333 mil moradores.

No Espírito Santo, a vacinação está recomendada nos 78 municípios devido à ocorrência de casos e óbitos confirmados de febre amarela em humanos e mortes de primatas não humanos.


Voltar ao topo da página